Enem 2023: inscrições terminam nesta sexta-feira; veja como se inscrever
As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro
Redação Exame
Publicado em 16 de junho de 2023 às 08h41.
Última atualização em 16 de junho de 2023 às 11h55.
As inscrições para o próximo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira, 16. As provas, que funcionam como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
Qual o dia da prova do Enem 2023?
- Inscrições: 5/6 a 16/06/2023
- Pagamento da taxa de inscrição: 5/6 a 21/6/2023
- Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: Solicitação 5/6 a 16/6/2023; Resultado 26/06/2023; Recurso 26/6 a 30/6/2023; Resultado do recurso 05/07/2023
- Aplicação Enem 2023: 05 e 12/11/2023
- Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
- Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
- Resultados: 16/01/2024
Como se inscrever no Enem? acesse a área do candidato
Para se inscrever no Enem é necessário acessar a página do participanteno site do Inep: enem.inep.gov.br/participante. Confira o passo a passo:
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- Governo fixa novos valores de financiamento do Fies para curso de medicina
- CFO da Disney, Christine McCarthy, deixa o cargo
- Vendas do varejo sobem 0,1% em abril ante março, afirma IBGE
- Decisão sobre Braskem será tomada no devido momento, diz presidente da Petrobras
- Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, você deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
- Preencha seus dados de contato: Informe um endereço de e-mail válido, um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep utilizará o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.
- Escolha onde quer fazer a prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o Enem.
- Língua estrangeira: selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.
- Crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante.
- Anote a senha em um local seguro, pois você precisará dela para:
- gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança);
- para realizar alterações nos dados cadastrais, acompanhar a inscrição,
- para obter resultados e outras funcionalidades.
- Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual.
- Confirme os dados e acompanhe a situação da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos. O participante é responsável por preencher as informações corretamente. Além disso, acompanhe a situação da sua inscrição e confira o local onde realizará as provas.
Até que horas vai a inscrição do Enem 2023?
As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) acontecem até esta sexta-feira, 16. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 pela página do participante.
Até que dia pode pagar a taxa do Enem?
O aluno precisa realizar o pagamento da taxa de R$ 85. O valor deve ser pago até o dia 21 de junho.A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
O que cai no Enem?
Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio prepara questões divididas em cinco categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Cada uma delas compreende os estudos realizados durante o ensino médio.
É necessário estudar as matérias repassadas ao 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio para garantir uma boa nota no Enem.
Como fazer a isenção da taxa do Enem?
O prazo para entrar com a solicitação se encerrou no último dia 28. Nessa segunda, os candidatos podem consultar o resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição.
Quem tiver o pedido de isenção ou a justificativa de ausência na prova do ano passado indeferidos poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira, 12. Esta última era obrigatória para os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2022, mas não compareceram aos dois dias da prova e tentaram novo abono este ano.
É importante ressaltar que mesmo pedindo a isenção da taxa, os participantes também devem se inscrever no Enem 2023.
De acordo com o edital do Enem 2023 publicado pelo MEC, as situações previstas para justificar a ausência na prova do ano anterior são:
- morte na família;
- assalto ou furto;
- acidente de trânsito;
- casamento ou união estável;
- maternidade ou paternidade;
- privação de liberdade;
- emergência médica ou odontológica;
- trabalho;
- deslocamento a trabalho;
- intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.
Os candidatos que quiserem pedir atendimento especializado ou tratamento pelo nome social durante a aplicação do Enem 2023 também podem fazer a solicitação a partir da próxima segunda. O resultado do pedido será divulgado no dia 26.
Como calcular a nota do Enem?
Existem duas notas a serem calculadas, a média simples e a média por pesos. Veja como calcular cada uma delas:
Média simples: Para saber o resultado final, basta somar as cinco notas de cada uma das categorias — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Com a soma feita, basta dividir o valor por cinco para obter a média simples.
Média por pesos: Essa segunda nota está mais voltada ao tipo de curso pretendido, porque o peso de cada uma das cinco categorias pode variar de acordo com cada universidade. Uma vez descoberto o peso (1, 2 ou 3) de cada categoria, é preciso multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade. Depois de multiplicar as notas de acordo com os pesos relativos, basta somar os resultados dividir o valor final pela soma de todos os pesos. O restante da divisão corresponde à média por pesos.
Veja também