Brasil

Deus não fez anistia, afirma Flávio Dino durante posse do diretor-geral da PF

Na cerimônia, ministro voltou a negar que o governo federal falhou ao não prever os ataques golpistas

Flávio Dino: ministro da Justiça faz pronunciamento sobre ato golpista durante posse de Andrei Rodrigues (MAURO PIMENTEL/Getty Images)

Flávio Dino: ministro da Justiça faz pronunciamento sobre ato golpista durante posse de Andrei Rodrigues (MAURO PIMENTEL/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 12h19.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira, 10, que "Deus não fez anistia". "Deus não transigiu com princípios, Deus aplicou a lei. E Deus puniu, proporcionalmente, Adão, Eva e a serpente", disse durante a cerimônia de posse do novo diretor-geral da Polícia Federal (PF) Andrei Rodrigues.

"Nós não somos e não podemos ser adeptos do vale-tudo, não é a lei do mais forte. Os fins não justificam os meios por mais nobres que eventualmente eles sejam", destacou, sendo aplaudido pelos presentes na plateia.

Dino afirmou, ainda, que "não interessa" para ele, no comando do Ministério da Justiça, "em quem as pessoas votaram, em quem elas votarão". "Respeito todos os gostos, por mais exóticos que eles sejam."

"Nós temos princípios processuais a seguir, todos nós temos princípios éticos a cumprir. Não permitiremos que sabores individuais, ideologias, preferências eleitorais, contaminem instituições brasileiras porque nós vimos a tragédia", afirmou o ministro.

Resposta aos golpistas

Na cerimônia, Flávio Dino voltou a negar que o governo federal falhou ao não prever os ataques golpistas ocorridos no Distrito Federal no último domingo, dia 8. "Resposta brasileira contra o golpismo foi qualitativamente superior àquela que verificamos em outros partes do mundo", rebateu o titular da pasta em relação a críticas sobre uma suposta inabilidade da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de dimensionar a proporção dos atos terroristas.

Dino ainda enalteceu o trabalho da Polícia Federal na repressão aos golpistas. Disse ainda que Andrei Rodrigues e sua equipe terão dele "lealdade plena". "Nossa equipe está unida", destacou.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:Flávio DinoPolícia Federal

Mais de Brasil

Cid deixa prisão após decisão de Moraes, que manteve validade do acordo de delação premiada

Rede social X segue o Google e proíbe anúncios políticos na plataforma no Brasil

Lula prorroga por 30 dias GLO em portos e aeroportos

Justiça anula votação da Câmara Municipal que tratava da privatização da Sabesp na cidade de SP

Mais na Exame