A Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio de veículos e outras restrições de circulação estarão suspensos nesta quarta-feira, 20, com a ativação da Ciclofaixa de Lazer das 7h às 16h. A cidade adota o sistema de rodízio de veículos desde 1997, com o objetivo de reduzir o tráfego e melhorar a mobilidade urbana. A medida abrange áreas como a Zona de Máxima Restrição à Circulação ( ZMRC ) e a Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões ( ZRTC ).
Como fica o rodízio de veículos em SP no feriado de 20 de Novembro?
A cidade mantém um sistema de rodízio de veículos criado em 1997 para reduzir o tráfego e melhorar a mobilidade urbana
Raphaela Seixas
Estagiária de jornalismo
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 17h17.
Nesta quarta-feira, 20, o rodízio será suspenso devido ao feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. A decisão foi tomada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito ( SMT ) e da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ), e abrange as seguintes liberações:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões);
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
- Faixas exclusivas de ônibus.
Regras para o feriado e serviços
Mesmo com a suspensão do rodízio, o estacionamento rotativo Zona Azul continuará funcionando, conforme a sinalização local. A CET destaca que os serviços de atendimento ao trânsito estarão disponíveis pelo telefone 156 para informações, reclamações ou remoções.
A suspensão oferece mais flexibilidade para deslocamentos durante o feriado, masé importante planejar a viagem, pois o trânsito pode variar em áreas de maior movimentação, como parques e centros culturais.
Mais lidas
Mais de Brasil
'É incogitável e seria irresponsável falar em anistia agora', diz Gilmar MendesQuais são os lugares onde a maconha é legalizada? E descriminalizada?Eleição de Trump 'abre oportunidade para a indústria nacional', diz diretor da CNIGoverno de SP lança edital para gestão de fundo com foco em resiliência climática