Comissão aprova mudar horario ao volante para caminhoneiro

Comissão aprova proposta que muda carga horária de caminhoneiro ao volante

Brasília - Comissão especial da Câmara aprovou hoje (3) anteprojeto que altera a lei que regulamenta a profissão de motoristas de cargas e de passageiros. Pela proposta, o motorista pode dirigir durante seis horas consecutivas. A legislação atual obriga o motorista a fazer uma pausa de pelo menos meia hora a cada quatro horas na direção.

De acordo com o relator do anteprojeto, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), a medida vai flexibilizar o trabalho do condutor que às vezes é obrigado a parar em locais sem qualquer infraestrutura para cumprir a legislação. “Não adianta querer aplicar uma regra no Brasil para uma condição da Suíça. A regra tem que ser aplicada dentro da nossa realidade”, disse.

O anteprojeto aprovado pela comissão especial será apresentado nos próximos dias como projeto de lei para iniciar sua tramitação normal nas comissões na Câmara. No entanto, poderá ser aprovado requerimento para votação da proposta em regime de urgência e, assim, o texto poderá ser apreciado diretamente no plenário da Câmara.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.