Brasil

Com Dilma, Fonte Nova será inaugurada em 5 de abril

Inicialmente, o evento aconteceria no dia 18 de março, mas precisou ser adiado em razão da viagem da presidente ao Vaticano

Obras no estádio Fonte Nova, em Salvador, em foto de dezembro de 2012 (Shaun Botterill/Getty Images)

Obras no estádio Fonte Nova, em Salvador, em foto de dezembro de 2012 (Shaun Botterill/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 13h17.

Salvador - O governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciou nesta quarta-feira que o evento de inauguração da Fonte Nova acontecerá no dia 5 de abril. De acordo com ele, a presidente Dilma Rousseff estará presente no estádio de Salvador para participar da entrega oficial da obra da arena.

Inicialmente, este evento aconteceria no dia 18 de março, mas precisou ser adiado em razão da viagem da presidente ao Vaticano, para a posse do papa Francisco. A partida inaugural da Fonte Nova, o clássico entre Bahia e Vitória, segue mantida pata 7 de abril.

A presença de Dilma no evento inaugural repete o que foi feito em Fortaleza e em Belo Horizonte, que também receberam a presidente na entrega oficial das obras do Castelão e do Mineirão, respectivamente.

"Este será o primeiro estádio que saiu do zero, que foi totalmente reconstruído a ser inaugurado. É um presente para Salvador", disse Wagner durante o quarto encontro de alinhamento e integração dos planos operacionais para o torneio, realizado em Salvador.

Nessa reunião, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, disse que o perímetro que circunda a Fonte Nova está em estudo para que sejam definidas as intervenções necessárias.

"Vamos apresentar um plano de transporte e trânsito para organizar a cidade, incluindo um sistema diferenciado de transporte público. Faremos testes nos dois ´Ba-Vi´s que teremos, em 7 de abril e no dia 28. A partir disso vamos refinar o plano para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo", disse.


Segundo o secretário extraordinário de Copa da Bahia, Ney Campello, os dois viadutos de acesso à arena que vão diretamente ao estacionamento do estádio, sendo que um será usado para a chegada de torcedores e outro para a saída, serão entregues na próxima semana.

"Já as quatro rotas de acesso de pedestres que também estão no conjunto de obras previstas para o entorno do estádio serão entregues para 2014. Uma delas, inclusive, vai ligar o terminal de passageiros do porto de Salvador diretamente à Fonte Nova", afirmou.

A mesma reunião já foi realizada em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Depois de Salvador, o evento acontecerá em Belo Horizonte, no dia 2 de abril, completando as seis sedes da Copa das Confederações.

Nessas reuniões, estão sendo conferidos aspectos da logística do torneio, como mobilidade urbana, segurança, acessibilidade, controle de ingressos, aeroportos, acomodações, telecomunicações, energia e vigilância sanitária, aspectos decisivos para o êxito da competição.

A Fonte Nova vai receber três jogos da Copa das Confederações: Uruguai x Nigéria (20 de junho), Brasil x Itália (22 de junho) e disputa do terceiro lugar do torneio (30 de junho). Na Copa do Mundo de 2014, seis partidas serão disputados em Salvador.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEstádiosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSalvador

Mais de Brasil

Porto Alegre tem sistema colapsado e precisa de bombas emprestadas para drenar enchente

Projeto que acaba com isenção de US$ 50 para compras internacionais pode ser votado nesta terça

Com aeroporto de Porto Alegre fechado, Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais; entenda

Como será o inverno de 2024 no Brasil? Estação deve ter dias de calor e até 3ºC acima da média

Mais na Exame