Com 60% das assinaturas, Marina Silva pede registro do Rede

Mesmo sem o total de assinaturas, a ex-senadora antecipou para esta segunda-feira a entrega ao TSE do pedido de registro do novo partido

São Paulo - A corrida contra o tempo para a criação de seu novo partido para a disputa das eleições em 2014 levou a ex-senadora Marina Silva a antecipar para esta segunda-feira o pedido de registro do Rede Sustentabilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O partido ainda não conseguiu as assinaturas exigidas por lei para a criação de uma nova legenda, mas a entrega do documento é mais uma forma de pressão ao Tribunal para agilizar a validação das assinaturas que continuam paradas nos cartórios do país.

De acordo com último balanço, o partido conseguiu validar pouco mais de 60% do valor total de assinaturas exigidas pela lei: 304 mil das 492 mil necessárias. Entretanto, o documento levado ao TSE por Marina pede a homologação de 630 mil assinaturas.

O Tribunal tem o prazo de 30 dias para responder à solicitação de Marina Silva. Caso o pedido seja recusado, a ex-senadora terá pouco mais de uma semana para conseguir uma solução que viabilize a legenda a tempo para a disputa de 2014. O dia máximo para a criação de novos partidos vai até o dia 5 de outubro.

A ex-senadora é hoje a principal concorrente de Dilma Rousseff para as eleições de 2014, após a perda de popularidade da presidente. Última pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope aponta que Marina empataria com Dilma no segundo turno.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.