Uma pessoa morre e cinco estão desaparecidas no RS após ciclone atingir cidades do Sul
Outras duas pessoas estão desaparecidas no Rio Grande do Sul
Agência de notícias
Publicado em 16 de junho de 2023 às 12h39.
Última atualização em 18 de junho de 2023 às 09h13.
Uma pessoa morreu, em São Leopoldo, e cinco estão desaparecidas por conta dos temporais causados pelo ciclone extratropical que tem causado estragos desde a madrugada no Rio Grande do Sul. Em estado de alerta, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), orientou que os moradores da cidade não saiam de casa.
Ao menos 16 municípios do estado gaúcho registraram alagamentos: Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga. Estradas estão bloqueadas, voos foram cancelados e há falta de luz em várias regiões.
- Mega-Sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 45 milhões
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- Governo autoriza envio da Força Nacional para Mato Grosso do Sul
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- CFO da Disney, Christine McCarthy, deixa o cargo
- Virgin Galactic, de Richard Branson, começa voos comerciais ao espaço em junho
Segundo o portal "G1", em Santa Catarina, o ciclone extratropical deixou desabrigados, isolou comunidades e causou deslizamentos além de outros estragos. Na cidade de Praia Grande, os moradores também ficaram desalojados e viram outros bairros destruídos. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram o sofá de uma residência, encontrado no meio da rua, no centro da cidade, arrastado pela correnteza.
Vítimas
O governo do estado do RS, procurado pelo portal G1, divulgou a morte e um dos desaparecimentos foi em São Leopoldo cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Na mesma região, em Portão, foi registrado outro desaparecimento.
A vítima, de 23 anos, que morreu em São Leopoldo sofreu uma descarga elétrica, segundo o governador Eduardo Leite.
O homem que ainda está desaparecido estava em um carro arrastado pela correnteza de um riacho na madrugada quando começou o ciclone. De acordo com a Brigada Militar (BM), o desaparecimento ocorreu na esquina das ruas Felipe Uebel e Brusque, no bairro Rio Branco, local onde a ponte também foi levada pela água. O homem desaparecido estava junto do irmão, que foi resgatado pelos bombeiros. O Corpo de Bombeiros está em busca do homem ao redor da região.
Outros detalhes do desaparecimento de uma pessoa em Portão ainda não foram divulgados pelas entidades competentes, mas a prefeitura de Caraá afirmou que há registros de mais três pessoas desaparecidas na cidade. Até o momento de publicação desta matéria, a prefeitura não deu mais informações sobre os desaparecidos.</
Homem de 23 anos sofre descarga elétrica e morre no RS
A chegada de um ciclone extratropical próximo do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul provocou temporais em diferentes regiões do Sul. Em São Leopoldo, um homem de 23 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica, informou o governador Eduardo Leite. Outras duas pessoas estão desaparecidas até o momento.
"Também temos duas pessoas desaparecidas até o momento. Nossas forças de segurança e Defesa Civil estão mobilizadas para resgatar as vítimas e atender a população. São mais de mil homens e mulheres empenhados nessas tarefas.", escreveu o governador em sua conta do Twitter, na manhã desta sexta-feira.
O governador afirmou ainda que a situação do Rio Grande do Sul em decorrência do ciclone, é "uma situação grave, em especial para alguns municípios, e o governo está mobilizado para preservar vidas."
Quantas pessoas foram atingidas até o momento?
De acordo com o último balanço divulgado, cerca de 625 pessoas foram resgatadas por agentes da Defesa Civil estadual. Até o momento, 16 municípios já cancelaram as aulas nesta sexta-feira. Além disso, 460 mil imóveis estão sem energia elétrica afetadas pelas chuvas