Exame Logo

Chuvas no RS provocam 55 mortes e número de cidades afetadas passa de 300

A Defesa Civil do estado estima que mais de 32 mil pessoas estão fora de casa, sendo 8.296 pessoas em abrigos e 24.66 desalojados (na casa de familiares ou amigos)

Porto Alegre, RS, Brasil 03/5/2024: Na tarde desta sexta-feira (03), com o auxílio das forças de segurança nacionais, estaduais, municipais e o auxílio de voluntários, foi montada uma operação para receber as famílias desabrigadas das Ilhas e outras regiões. Ainda na parte da manhã a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registrava 448 pessoas acolhidas em abrigos temporários. Destas, 375 que estavam no Pepsi on Stage foram transferidas para o Ginásio da Brigada Militar. Outras 40 pessoas estão no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, e 33 na Escola Estadual Custódio de Mello. Um quarto local - no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) - está sendo preparado para acolher desabrigados, com capacidade para 250 pessoas. Foto: Alex Rocha/PMPA (Alex Rocha/PMPA/Reprodução)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de maio de 2024 às 09h17.

Última atualização em 4 de maio de 2024 às 18h37.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou neste sábado, 4, o balanço atualizado do número de mortos pelos temporais que atingem o estado. Segundo o último levantamento,55 morreram por consequência da chuvas. Mais cedo, o governo havia informado 57 óbitos, mas o número foi corrigido na atualização das 18h. A quantidade de pessoas desaparecidas aumentoupara 74. Outras 107 estão feridas.

O órgão estima que mais de 80 mil pessoas estão fora de casa, sendo 13.324 pessoas em abrigos e 69.242 desalojados (na casa de familiares ou amigos). Ao todo, 317 cidades são afetadas e 510 mil pessoas impactadas pelas chuvas.

Veja também

O desastre ambiental na região impactou o fornecimento de água e energia elétrica para a população. De acordo com levantamento da administração estadual, 294,6 mil imóveis atendidos pela concessionaria RGE Sul estão sem energia, enquanto 123,6 mil pontos atendidos pela CEEE Equatorial estão sem luz. A Corsan, responsável pelo abastecimento de água, informou que 1.056,877 milhão estão sem água, cerca de 34% do total.

Segundo dados doDepartamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), consolidadas com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), os temporais causaram 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais ou parciais, entre estradas e pontes.

Em Porto Alegre, capital do estado, a Defesa Civil emitiu alerta de inundação extrema após o rio Guaíba ultrapassar a marca de 4,96 metros. A cidade enfrenta enchente pelo alto volume de água.

Boletim das chuvas do RS

Como receber o alerta da Defesa Civil do RS?

Para reforçar as medidas de prevenção, as pessoas podem se inscrever para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após isso, uma confirmação será enviada, habilitando o número para receber as informações sempre que forem emitidas.

Além disso, é possível se cadastrar por meio do aplicativo WhatsApp. Para utilizar o serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando no link fornecido. Em seguida, basta interagir com o robô de atendimento enviando uma mensagem simples como "Oi". Após essa primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para começar a receber as mensagens enviadas pela Defesa Civil estadual.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do Sul

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame