Bolsonaro escolhe Tarcísio Gomes de Freitas para a Infraestrutura
Engenheiro, o indicado é ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Clara Cerioni
Publicado em 27 de novembro de 2018 às 17h19.
Última atualização em 27 de novembro de 2018 às 17h52.
São Paulo — O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (27), por meio de seu Twitter, o nome do engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas para comandar o Ministério da Infraestrutura.
Este é o 15º ministro indicado pelo governo e o 5º militar que estará no primeiro escalão a partir de janeiro de 2019.
Em breve entrevista após o anúncio oficial, o futuro ministro disse que sua pasta cuidará de todas as áreas de transportes em nível federal. "Haverá parcerias com investimento privado em ferrovias, rodovias e aeroportos", afirmou.
Hoje, Freitas ésecretário de Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer e consultor legislativo da Câmara dos Deputados.
Formado pelo Instituto Militar de Engenharia, o indicado já foidiretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no governo de Dilma Rousseff, ficando no cargo entre 2011 e 2015.
Especialista na área civil, também foi auditor concursado da Controladoria-Geral da União (CGU) e atuou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz no Haiti, em 2006.
Por 16 anos, integrou a parte de planejamento e execução de operações militares no Exército brasileiro.
Atualmente, não existe mais o Ministério da Infraestrutura, que foi criado e extinto durante o governo Collor. A partir de agora, a novapasta vai absorver o atual Ministério dos Transportes, Portos, Aeroportos e Aviação Civil.