Exame Logo

O que se sabe sobre o avião que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo

A queda da aeronave ocorreu no bairro de Capela, até o momento não há informações de vítimas

(Reprodução)
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 9 de agosto de 2024 às 14h12.

Última atualização em 9 de agosto de 2024 às 17h43.

Um avião com 61 passageiros caiu na região de Vinhedo , interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira, 9. O Corpo de Bombeiros foi acionado para operação de resgate,mas foi confirmado que todas as pessoas a bordo morreram.

Em nota,a Voepass Linhas Aéreas , companhia aérea dona da aeronave, informou que o acidente envolveu um avião bimotor de passageiros, modelo ATR-72, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo. O modelo tem capacidade para 68 passageiros.

Veja também

De acordo com a TV Globo, a Polícia Militar também foi acionada às 13h28 no bairro de Capela, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. A Defesa Civil informou que a aeronave caiu perto de algumas casas. Em seguida, a Prefeitura de Valinhos confirmou que todas as pessoas a bordo da aeronave morreram.

Hospitais de Vinhedo e da cidade vizinha, Valinhos (SP), foram mobilizados preparados para receber possíveis feridos no momento em que o acidente foi anunciado. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atuando no atendimento à ocorrência.

Nas redes sociais, os moradores da região registraram vídeos da aeronave caindo.

Em nota, o governo de São Paulo informou que o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre o acidente aéreo em Vinhedo durante evento de lançamento ao mar da Fragata Tamandaré. Lula pediu um minuto de silêncio após receber a informação do acidente.

Quantos passageiros estavam no avião?

Procurada pela EXAME, a Voepass informou em nota que estavam a bordo 57 passageiros e quatro tripulantes na aeronave. As prefeituras de Vinhedo e Valinhos confirmaram que 61 pessoas que estavam a bordo morreram.

Veja a seguir a íntegra da nota da Voepass sobre o acidente:

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

Como é o avião ATR 72?

O modelo começou a voar em 1988 e teve várias atualizações desde então, especialmente para receber motores que gastem menos combustível, uma das principais demandas das empresas aéreas. Mais de mil unidades do modelo já foram produzidas.

No Brasil, além da VoePass, a Azul e a Map também utilizam o modelo em suas frotas, para voos regionais.

O modelo tem capacidade de voar até 1.370 km por vez (distância aproximada de São Paulo a Ilhéus), e pode pousar em pistas médias, de ao menos 915 metros de extensão.

A aeronave é movida por dois motores, um de cada lado do avião, que movimentam hélices abertas. Esse modelo voa em velocidade mais devagar do que os aviões com turbinas, que geram mais potência. A velocidade máxima do ATR 72 é de 511 km/h, enquanto modelos maiores podem chegar quase ao dobro disso.

O ATR 72 pode decolar levando até 23 toneladas de peso. Tem 27,17 metros de cumprimento e 27,05 metros de envergadura, segundo dados do fabricante. Ele pode levar de 44 a 78 passageiros, dependendo da configuração.

Quem é a Voepass, empresa por trás do avião?

A Voepass é uma das principais companhias de aviação regional do país e tem sede em Ribeirão Preto, no interior paulista. Criada em 1995 como Passaredo, a empresa adotou o nome de Voe Pass em 2019, após adquirir a MAP Linhas Aéreas, conhecida na região norte do país.

A empresa tem como base a Viação Passaredo, que começou a operar viagens rodoviárias em 1978. Quase duas décadas mais tarde, o fundador do grupo, José Luiz Felício, decidiu entrar no mercado de aviação, inaugurando a Passaredo Transportes Aéreos em 1995.

(Com apuração de Rafael Balago e Marcos Bonfim)

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaosao-paulo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame