Brasil

Aplicativo ajuda a mapear assédio contra as mulheres

Quem acessa a ferramenta Assédio Zero vê um mapa de calor mostrando onde são os pontos mais violentos de cada região do país.


	Assédio Zero: aplicativo mostra onde o risco de violência é mais frequente
 (ponsulak/Thinkstock)

Assédio Zero: aplicativo mostra onde o risco de violência é mais frequente (ponsulak/Thinkstock)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 4 de junho de 2016 às 11h13.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo – A Microsoft, em parceria com o Catraca Livre e o Instituto Eldorado, desenvolveu um aplicativo que ajuda a denunciar os lugares onde o risco de violência contra a mulher é mais frequente. 

A ideia veio em resposta ao caso de uma adolescente de 16 anos que foi estuprada por um grupo de homens no Rio de Janeiro. A repercussão do caso turbinou o debate sobre a violência contra a mulher.

Quem acessa a ferramenta Assédio Zero vê um mapa de calor mostrando onde são os pontos mais violentos de cada região. 

(Divulgação)

Para preservar a identidade das usuárias, o aplicativo não exige nenhum tipo de cadastro. Basta apenas posicionar o marcador no mapa e selecionar o tipo de agressão – verbal ou física. 

(Divulgação)

Em maio deste ano, em prol da 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Microsoft lançou outra iniciativa para contribuir com o combate à violência.

A ferramenta Espaço Livre traça um mapa da homofobia a partir de denúncias de agressões contra gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais.

Outros aplicativos caminham para ajudar na luta contra o assédio. O "Sai Pra Lá" foi criado no ano passado por uma adolescente de 17 anos. A ideia também é registrar o endereço onde o assédio ocorreu, o período do dia e o tipo de assédio que foi feito. 

Já o "Agentto" funciona como um sistema de alarme interligado a uma rede de 12 pessoas. Em termos práticos: em caso de violência, ele envia um pedido de ajuda e a sua localização para amigos ou familiares. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoViolência urbanaEstuproAssédio sexual

Mais de Brasil

Zanin determina que PF entregue cópia do celular de Vorcaro até 23h de hoje

Passageiros de voos domésticos podem ser multados pela Anac a partir desta segunda

Mendonça diz que abertura de mensagens de Vorcaro pode tumultuar julgamento de Moraes

Eleição, poder e STF: como a crise na Corte mexe com a opinião pública