Acompanhe:

Ao MPF, Ministério da Saúde admite que cloroquina foi usada para covid-19

O MPF abriu um procedimento preliminar para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu irregularidades na sua gestão no enfrentamento à pandemia

Modo escuro

Continua após a publicidade
Não há comprovação cientifica de que o uso de cloroquina seja eficaz no combate à covid-19 (Valter Campanato/Agência Brasil)

Não há comprovação cientifica de que o uso de cloroquina seja eficaz no combate à covid-19 (Valter Campanato/Agência Brasil)

R
Reuters

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às, 06h43.

O Ministério da Saúde informou o Ministério Público Federal na semana passada que cloroquina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que seria destinada inicialmente para o programa de combate à malária foi disponibilizada pela pasta no tratamento de Covid-19 — a despeito de não haver comprovação científica para esse uso.

"(...) A aquisição desse medicamento foi planejada e instruída para atendimento ao Programa de Malária. Entretanto, com o advento da pandemia pelo novo coronavírus e dadas as orientações de uso pelo Ministério da Saúde, este medicamento passou a ser disponibilizado no SUS, em 27/03/2020, também para uso no contexto Covid-19", disse a pasta, em documento visto pela Reuters.

"As distribuições foram realizadas aos Estados, Distrito Federal e municípios conforme o número de casos de Covid-19 registrados no Boletim do Ministério da Saúde e também com base nas solicitações enviadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde", emendou.

O MPF no Distrito Federal abriu um procedimento preliminar para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu irregularidades na sua gestão no enfrentamento à pandemia e um dos pontos é a aquisição de medicamentos.

Em nota, a Fiocruz afirma que não houve produção de cloroquina pela Fundação para pacientes com Covid-19, com uso de recursos da MP 940/2020, voltados a ações contra a Covid-19.

"O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) produz o medicamento cloroquina 150mg apenas para atendimento ao Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária, a partir de solicitações do Ministério da Saúde (MS) há quase 20 anos", informou.

Em sua live na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro citou o caso, destacando que há uma "polêmica muito grande" sobre a produção da hidroxicloroquina, se teria havido uma fabricação ou gasto a mais. Sem dar detalhes, ele disse que há uma produção de 3 milhões de comprimidos por ano e defendeu o uso.

"Ninguém está fazendo nada errado", afirmou ele, ao citar o chamado "consumo off-label" ou fora da bula para Covid-19.

Últimas Notícias

Ver mais
Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança
ESG

Dengue: sem saneamento, Brasil vira destaque negativo e Aedes aegypti avança

Há 3 horas

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios
Brasil

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Há um dia

Negociações na OMS sobre acordo para futuras pandemias ainda enfrentam obstáculos
Mundo

Negociações na OMS sobre acordo para futuras pandemias ainda enfrentam obstáculos

Há 3 dias

Como a indústria de bebidas não alcoólicas superou meta de redução de açúcar do Ministério da Saúde
Um conteúdo Bússola

Como a indústria de bebidas não alcoólicas superou meta de redução de açúcar do Ministério da Saúde

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais