Brasil

Anvisa mantém uso de máscara em voo e libera serviço de bordo

Decisão foi feita nesta quinta-feira, 12; máscaras podem ser tiradas para comer e se hidratar

Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres. (Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr)

Diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres. (Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr)

LP

Laura Pancini

Publicado em 12 de maio de 2022 às 16h52.

Última atualização em 12 de maio de 2022 às 17h02.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quinta-feira, 12, manter o uso de máscaras em voos e liberar o serviço de bordo em voos domésticos. Em voos internacionais, o uso de máscaras continua obrigatório.

A medida determina que qualquer pessoa possa tirar a máscara nos voos, tanto domésticos quanto internacionais, desde que pontual e com o imediato uso da máscara após comer e se hidratar.

O desembarque por fileiras também continua obrigatório. O uso da capacidade máxima para transporte de passageiros volta, mas a recomendação é que tenha distanciamento físico "sempre que possível", de acordo com nota emitida pela agência.

As medidas passam a valer a partir de 22 de maio.

"São medidas em cadeia em etapas e proporcionais. Por ter o uso da máscara no tempo mais importante do voo, é possível que as pessoas possam tirar a máscara para se hidratas e se alimentar. Nos voos internacionais, isso já acontece", disse Alex Machado Campos, diretor da Anvisa e relator.

"A máscara é a última fronteira nesse processo de transição. Não é possível abrir mão da máscara", concluiu.

Durante a mesma reunião, a Anvisa decidiu prorrogar por um ano a liberação de uso emergencial da Coronavac. A medida foi tomada porque a vacina ainda detém o uso excepcional no Brasil, condicionado à situação de emergência em saúde pública, que termina no fim de maio. Os demais imunizantes aplicados no país, Pfizer, AstraZeneca e Janssen, já têm o registro definitivo.

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:AnvisaCoronavírus

Mais de Brasil

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

PT pede arquivamento de projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de janeiro