Brasil

Não vamos dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior, diz Tarcísio

Tarcísio afirmou que o carro híbrido é mais vantajoso que o elétrico e está alinhado com a vocação do estado

Tarcísio: governador afirmou que a escolha de  (Pablo Jacob /Governo do Estado de SP/Flickr)

Tarcísio: governador afirmou que a escolha de (Pablo Jacob /Governo do Estado de SP/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 13h29.

Última atualização em 18 de dezembro de 2024 às 13h34.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira, 18, que São Paulo não vai conceder isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos produzidos em outros estados ou no exterior. A declaração foi uma resposta sobre a decisão do governo em isentar veículos híbridos ao invés de apenas elétricos.

"Temos a GM, a GWM, a Toyota e a Volkswagen que vão produzir híbridos em São Paulo. Não vamos dar isenção de IPVA para carro produzido na Bahia ou no exterior", disse Tarcísio em coletiva de imprensa.

Segundo o governador, a tecnologia híbrida é mais vantajosa do que a elétrica, especialmente pela vocação do estado para os biocombustíveis.

"São Paulo é referência em biocombustível. Temos o ciclo da cana, onde tudo se aproveita, e o hidrogênio que vem por meio do etanol. Precisamos investir em hidrogênio", afirmou.

Nesta quarta-feira, o governo paulista divulgou a tabela de valores venais dos veículos que servirão como base para o cálculo do IPVA em 2025. Em proposta aprovada pela Assembleia Legislativa, os veículos movidos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico e a combustão flex (movido a etanol) terão isenção.

Além disso, ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano, também serão beneficiados. As regras preveem um escalonamento anual de isenções e a aplicação de alíquotas progressivas até o teto dos demais veículos. O texto aguarda sanção do governador.

O governador apresentou o balanço do segundo ano de sua gestão em evento que reuniu secretários e deputados aliados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Durante mais de 1 hora, Tarcísio destacou os números positivos em diversas áreas de atuação do estado e respondeu a perguntas gravadas enviadas por moradores de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Tarcísio Gomes de Freitassao-pauloIPVA

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’