Alckmin diz que Brasil precisa fazer grande esforço comercial na América do Sul
De acordo com o atual vice-presidente da República, apenas 26% do comércio brasileiro é feito entre nações vizinhas
Agência de notícias
Publicado em 12 de abril de 2023 às 11h09.
Presidente da República em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin , afirmou nesta quarta-feira, 12, que o Brasil precisa ampliar o comércio com países vizinhos e fazer grande esforço comercial na América do Sul. De acordo com ele, apenas 26% do comércio brasileiro é feito entre nações vizinhas.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, participa no período da manhã desta quarta de fórum promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), com temática sobre avanços na Infraestrutura e Reindustrialização, em Brasília.
- Visita de Lula é chance para reforçar cooperação em várias frentes, diz porta-voz chinês
- Nomes serão apresentados ao BC após Lula voltar da China, diz Haddad
- Lula é aprovado por 39% e reprovado por 26%, mostra Ipec
- Silvio Berlusconi é internado na UTI por problema cardíaco
- Lula viaja a SP e conversa por telefone com primeiro-ministro do Japão nesta quinta-feira
- Lula sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas no Maranhão neste domingo
Viagem de Lula à China
Ele fez menção à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, que ocorre esta semana. De acordo com Alckmin, existem muitas possibilidades de parcerias e investimentos recíprocos entre o Brasil e o país asiático.
Em defesa da atuação do Estado no fomento à infraestrutura no País, Alckmin disse que, quando há a junção do setor produtivo, sociedade civil organizada e governo, "nós erramos menos e acertamos mais". Segundo ele, o crescimento do setor exige tanto investimentos públicos quanto privados.
Alckmin também destacou que o "desenvolvimento é o novo nome da paz" e reforçou que isso requer um esforço coletivo das três forças: governo, sociedade e setor produtivo.