EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

EUA ordena testes em amostras de leite para detectar possíveis surtos de gripe aviária

Decisão foi tomada após CDC relatar um caso de gripe aviária em uma criança na Califórnia

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 21h06.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu na sexta-feira, 6, uma ordem federal para exigir que amostras de leite cru sejam coletadas em todo o país e testadas para detectar possíveis surtos de gripe aviária.

A norma foi editada uma semana depois que as autoridades da Califórnia suspenderam a distribuição de leite cru de seu maior produtor, a Raw Farm, depois que o vírus da gripe aviária H5N1 foi detectado em várias amostras de varejo.

A decisão foi tomada depois que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA relatou um caso de gripe aviária em uma criança na Califórnia, o primeiro relatado em um menor de idade no país.

Como resultado, o órgão solicitou a todos os produtores de leite cru do país e a processadores de laticínios que coletem amostras e as compartilhem com o USDA, mediante solicitação, para localizar rapidamente os rebanhos infectados.

“Essa estratégia dará aos fazendeiros e trabalhadores rurais maior confiança na segurança de seus animais e na capacidade de se protegerem, além de nos colocar em um caminho para controlar e interromper rapidamente a disseminação do vírus pelo país”, disse em comunicado o chefe do departamento, Tom Vilsack.

Além de exigir amostras de leite cru, o departamento pediu aos fazendeiros que compartilhem informações epidemiológicas para facilitar o rastreamento e a vigilância da doença e solicitou às clínicas particulares que informem aos escritórios federais qualquer resultado positivo de gripe que detectarem.

A primeira rodada de testes está programada para a semana de 16 de dezembro, embora testes semelhantes já tenham sido iniciados em alguns estados.

De acordo com os dados mais recentes do CDC (atualizados na quinta-feira), há 718 rebanhos leiteiros afetados em 15 estados, e 58 pessoas foram infectadas.
Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de EXAME Agro

A história do empresário que ajudou a criar um setor de 43 bilhões de litros no Brasil

Os 8 fatos que marcaram o agro do Brasil em 2024

Opinião: De olho no futuro: os avanços do Brasil rumo à pecuária sustentável

China abre investigação contra importação de carne bovina — e por que isso deixa o Brasil em alerta