EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

Cadastro de rebanho: Paraná amplia prazo para procedimento; veja data

Produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas, além de ficarem impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 24 de junho de 2024 às 16h53.

Última atualização em 24 de junho de 2024 às 16h58.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou nesta segunda-feira, 24, que os produtores rurais têm até o próximo domingo, 30, para atualizar seus rebanhos. A campanha, que é obrigatória para todos os detentores de animais de produção de qualquer espécie, começou no dia 1º de maio. Segundo o relatório parcial da Adapar, 71,3% das explorações pecuárias já foram atualizadas.

A partir da próxima segunda-feira, 1º, os produtores que não realizarem a atualização estarão sujeitos a penalidades previstas na legislação, incluindo multas.

Além disso, aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação de animais entre propriedades e para o abate em frigoríficos.

A atualização deve abranger todas as espécies animais existentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Como realizar o cadastro de rebanho

Os produtores rurais do Paraná têm a opção de utilizar o aplicativo Paraná Agro, acessar o site da Adapar, ou realizar a atualização presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais, ou rscritórios de atendimento de seus municípios.

Para efetuar a comprovação, é necessário que o produtor tenha o CPF cadastrado. Caso seja preciso corrigir informações no cadastro inicial, como e-mail ou outros dados, o contato deve ser feito pelo telefone (41) 3200-5007.

Acompanhe tudo sobre:BoisAgropecuáriaMinistério da Agricultura e Pecuáriapecuária

Mais de EXAME Agro

Safra 2024/25: produção de soja brasileira deve atingir 169 milhões de toneladas, estima USDA

Exportações do agro paulista crescem 8,9% no primeiro semestre e seguram balança comercial de SP

Mais na Exame