EXAME Agro

Brasil registra casos de influenza aviária no litoral do ES

Confirmação foi feita pelo ministro Carlos Fávaro em rede social, garantindo que não haverá restrições comerciais por serem aves silvestres

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura: "Quero dizer ao mercado, à ABPA em especial, que não há risco de nenhuma restrição comercial" (Carlos Silva /Mapa/Flickr)

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura: "Quero dizer ao mercado, à ABPA em especial, que não há risco de nenhuma restrição comercial" (Carlos Silva /Mapa/Flickr)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de maio de 2023 às 16h28.

Última atualização em 15 de maio de 2023 às 16h32.

O Brasil registrou nesta segunda-feira, 15, a presença do vírus H5N1, conhecido como influenza aviária, em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

"Detectamos no litoral do ES, duas aves, na distância de 130 km, com H5N1, gripe aviária. Fomos ágeis na coleta dos animais e na confirmação no laboratório. Quero dizer ao mercado, à ABPA [Associação Brasileira de Proteína Animal] em especial, que não há risco de nenhuma restrição comercial porque são aves silvestres", afirmou o ministro Carlos Fávaro, em rede social.

Ainda segundo a pasta, a infecção em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e o comércio internacional deve ser mantido. O caso já foi notificado à OMSA pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaAgronegócioAgropecuáriaExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Trump deve anunciar pacote de US$ 12 bilhões para agricultores dos EUA

Concessão de crédito rural recua 16% no 1º semestre de 2025, mostra Serasa

Espanha diz que surto de peste suína africana está controlado

Por que a China ameaça o setor de US$ 553 milhões de árvores de Natal nos EUA