YouTube é alvo de processo de US$ 780 milhões
Empresa italiana de mídia Mediaset diz que o site divulga indevidamente mais de 4600 arquivos de sua propriedade
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h23.
A empresa italiana de mídia Mediaset Group está processando o site YouTube e o Google pela divulgação ilegal de mais de 4000 arquivos de áudio e vídeo pertencentes à companhia.
O valor solicitado pela empresa é de 500 milhões de euros, cerca de 780 milhões de dólares, por danos. O grupo é controlado pelo primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, e por integrantes de sua família.
O processo foi aberto no tribunal civil de Roma e foi divulgado à imprensa nesta quarta-feira (30/07). Um porta-voz do YouTube informou que esse não é caso para processo judicial e que o site respeita questões relativas a propriedade intelectual, informou a agência Reuters.
Segundo a Mediaset, o YouTube veicula atualmente pelo menos 4643 filmes de sua propriedade e outros 325 dos quais a empresa detêm direitos de transmissão. Segundo a empresa, isso seria equivalente à perda de 315 672 dias de transmissão de TV.
Nos Estados Unidos, o YouTube enfrenta um processo de 1 bilhão de dólares movido pela gigante das comunicações Viacom, que também reclama de ter seu conteúdo veiculado indevidamente na rede.