Vulcão submarino explode no Pacífico Sul e pinta o mar de vermelho
A 65 km de Tonga, o Hunga Tonga-Hunga Ha'apai lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas que chega até 4,5 mil metros de altura
Da Redação
Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 06h47.
Um vulcão submarino próximo de Tonga em entrou em erupção, expelindo uma nuvem de cinzas que cancelou diversos voos que tinham como destino a ilha do Pacífico Sul, além de pintar o oceano de vermelho.
O Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado a cerca de 65 km ao norte da capital Nuku‛alofa, está lançando uma nuvem de cinzas vulcânicas que chega até 4,5 mil m de altura, de acordo com um órgão do governo da Nova Zelândia.
O vulcão, que entrou em erupção pela primeira vez em 2009, voltou a ficar em atividade nas últimas semanas, antes de explodir na semana passada.
Um voo da Air New Zealand entre Auckland e Nuku‛alofa foi desviado na segunda-feira (12) para Samoa por causa do vulcão. Outra companhia aérea, a Fiji Airlines, também teve que desviar um voo para Tonga, por razões de segurança.
Moradores de Tonga descreveram que o oceano da região ficou vermelho cor de sangue, uma consequência da erupção do Hunga Tonga-Hunga Ha'apai.
Segundo o órgão da Nova Zelândia que monitora os vulcões na região, a nuvem de poeira vulcânica deve se dissipar até a quarta-feira (13).