Tecnologia

Vendas de chips cresceram 6,8% em 2005, um novo recorde

Faturamento do setor atingiu 227,5 bilhões de dólares no ano passado.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.

As vendas mundiais de semicondutores (ou chips) bateram seu recorde no ano passado. De acordo com a Associação da Indústria de Semicondutores (SIA, na sigla em inglês), o setor movimentou 227,5 bilhões. O número representa um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior, quando as vendas somaram 213 bilhões de dólares.

"Apesar da alta do petróleo e dos desastres naturais, a demanda mundial por chips cresceu praticamente em todos os mercados. Eletrônicos como celulares, câmeras digitais e aparelhos de MP3 foram os grandes motores da demanda por microchips", disse o presidente da SIA, George Scalise, em comunicado oficial. O segmento de computadores pessoais - o maior comprador de chips do mercado - também contribuiu para o recorde de 2005. Segundo a SIA, a venda de PCs cresceu 17% no último trimestre do ano.

O presidente da SIA salientou o fato de que Ásia (e a China, em particular) está se consolidando como o grande fabricante de eletrônicos do mundo. "A região foi responsável por 46,6% de toda a produção de chips registrada em 2005", diz Scalise.

O cenário deve permanecer positivo em 2006. Para este ano, a SIA aposta em um acréscimo de 7,9% no faturamento das empresas de semicondutores, que poderá chegar a 245 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Governo quer maior transparência na propaganda política das redes sociais

Uso de celulares é restrito em 64% das escolas de ensino fundamental e médio, aponta pesquisa

O plano da Uber de ter anúncios no app deu certo e já rende mais de US$ 1 bilhão em receita

Google é classificado como 'monopólio' por Justiça nos EUA

Mais na Exame