Veja 20 fotos do que aconteceu durante o Innovation Forum
Innovation Forum, evento da Editora Abril realizado pela diretoria de tecnologia da informação em parceria com a revista INFO e a área de treinamento editorial da...
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2014 às 10h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h48.
O Innovation Forum, evento da Editora Abril realizado pela diretoria de tecnologia da informação em parceria com a revista INFO e a área de treinamento editorial da empresa, aconteceu durante os dia 8 e 10 de setembro. Confira, nesta galeria, 20 fotos do que aconteceu durante o evento.
Na abertura do ciclo de três dias de palestras e debates, o presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini, falou sobre como a inovação está cada vez mais presente em nosso dia a dia e no impacto, muitas vezes quase invisível, que provoca na vida das pessoas.
Tony Wagner, especialista e consultor do Harvard Innovation Lab, falou sobre a necessidade de as empresas criarem uma cultura interna de inovação, incentivando as pessoas a descobrir novas formas de criar produtos e resolver problemas.
Plateia atenta aos conselhos de Tony Wagner durante o primeiro dia do Innovation Forum
Luis Novo, fundador da SuperNova Labs, consultoria especializada no desenvolvimento de produtos inovadores, disse que apenas uma boa ideia não basta para criar algo inovador. A inovação deve ser fundamentada nas necessidades. Pessoas não compram produtos apenas, mas serviços que podem fazer algo bom para elas. Ninguém pensa em comprar uma broca por si só, mas, sim, no buraco que ela pode fazer na parede, afirma Novo.
Pedro Gravena, Márcio Bueno, Bruno Mazzotti e Vinícius Fernandes, da Agência FCB Brasil, contaram a história do case de sucesso que fizeram com a escola de idiomas CNA, em que estudantes de inglês conversavam por vídeo com idosos dos Estados Unidos e que viralizou na Internet.
Durante o Innovation Forum, o INFOlab teve a missão de apresentar novos produtos e gadgets que são reconhecidamente disruptivos.
Apresentada durante o evento pelo INFOlab, a 3D Systems Cube é uma das impressoras 3D mais acessíveis. Na imagem, vemos produtos impressos por ela. Sua vantagem é a praticidade: ela recebe a ordem de impressão pela porta USB ou pela rede Wi-Fi. O software de controle é bem simples e aceita modelos no formato STL.
Abrindo os debates do segundo dia de evento, Rafael Sbarai, editor de mídias digitais de VEJA.com, contou como sua equipe analisou os tuítes de diversos usuários durante a Copa do Mundo de 2014. Para dar início ao projeto, tuítes em língua portuguesa foram analisados por um programa treinado, traduzindo incertezas da emoção humana durante uma partida em dados sólidos.
Em seguida, Claudio Pinhanez, analista sênior da IBM Brasil, explicou como a empresa fez um computador entender o que as pessoas estavam pensando e sentindo durante a Copa.
Para finalizar a conversa sobre as mídias sociais, Luís Cipriani, engenheiro de soluções do Twitter Brasil, contou alguns dados sobre o Twitter durante a Copa do Mundo. Ele também explicou como criou um pequeno dispositivo que tilintava cada vez que algum time fazia um gol durante as partidas (momento em que havia um pico de volume nos tuites). A ideia foi batizada de Tilingol.
Plateia aplaude convidados do segundo dia de Innovation Forum
Claudio Pinhanez, analista sênior da IBM Brasil e Luís Cipriani, engenheiro de soluções do Twitter Brasil, respondem às perguntas da plateia
Dando continuidade às palestras, Jomar Silva, engenheiro eletrônico da Intel Brasil, iniciou um debate sobre a Internet das Coisas. A Internet das Coisas é o conceito que fala sobre como, cada vez mais, teremos mais e mais dispositivos conectados à Internet, incluindo eletrodomésticos em nossas casas.
Encerrando os debates, foi apresentado um case de sucesso feito com a Fiat. Fred Saldanha, vice-presidente executivo de criação da agência Isobar, começou apresentando o conceito de Destruição Criativa, explicando que nada mais é do que a inovação, que irá destruir o modelo de negócio ultrapassado.
No último dia de Innovation Forum, Denis Russo, Diretor de Redação de SUPERINTERESSANTE, abriu os debates falando sobre a complexibilidade e a relação com os processos criativos e a necessidade de entendê-la para ser inovador.
Plateia do terceiro dia de Innovation Forum estava atenta aos debates.
Para debater sobre a inovação na indústria dos games, foi montado um painel com Igor Burattini, gerente de Parcerias e Publicidade da Rovio Entertainment, Carlos Eduardo Freitas, Diretor para a América Latina da Boostermedia, Anthony Eigier, cofundador do Fanatee e Caio Occhini, do Admob, plataforma de publicidade mobile do Google.
Mediados por Katia Militello, diretora de redação de INFO, eles discutiram sobre como a indústria de jogos inova e busca soluções para conquistar os mais jovens e manter-se atrativa para o público mais maduro e acostumado com consoles sem tanta interatividade.
Para encerrar os debates do último dia do Innovation Forum, Paula Paschoal, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios da PayPal Brasil, discutiu sobre a expansão de novas soluções de pagamento em dispositivos móveis e sua contribuição para alavancar o e-commerce e novas oportunidades para pequenos e médios negócios.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Por que o YouTube está dominando as telas de TV em 2024GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotivaCEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve JobsBluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual