União Europeia quer impor carregador de smartphones - e pode afetar iPhone
A proposta está sendo elaborada há mais de 10 anos e o órgão executivo da UE cita benefícios ambientais e economia de 250 milhões de euros por ano para os usuários
Reuters
Publicado em 23 de setembro de 2021 às 12h38.
Última atualização em 23 de setembro de 2021 às 19h30.
A União Europeia pretende impor um padrão para portas de carregamento de bateria de dispositivos móveis como celulares e tablets, segundo uma proposta apresentada pela Comissão Europeia nesta quinta-feira.
A proposta está sendo elaborada há mais de 10 anos e o órgão executivo da UE cita benefícios ambientais e economia de 250 milhões de euros por ano para os usuários.
Sob a proposta, o conector USB-C vai se tornar porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmeras, fones de ouvido, alto-falantes portáveis e consoles portáteis de videogames. Os carregadores poderão ser vendidos separadamente dos dispositivos.
A Comissão disse que não agiu para atingir a Appl e e que apenas está fazendo isso porque as empresas não concordaram com um padrão comum apesar de uma década de discussões.
A Apple reclamou da proposta. "Continuamos preocupados que a estrita regulação exigindo apenas um tipo de conector prejudica a inovação em vez de encorajá-la, o que, por sua vez, prejudicará consumidores na Europa e ao redor do mundo", afirmou a empresa que decidiu recentemente remover carregadores de seus aparelhos.
A empresa também se queixou do prazo de transição de 24 meses para as empresas cumprirem a legislação assim que ela seja adotada.
O comissário para assuntos de indústria da Comissão Europeia, Thierry Breton, citou a variedade atual de diferentes tipos de cabos para carregamento de dispositivos. "Meu trabalho é acabar com este mar de cobras sempre que possível", brincou ele durante entrevista a jornalistas.
Breton também minimizou as queixas da Apple. "Conheço estas empresas há anos. Toda a vez que avançamos com uma proposta elas começam a dizer 'ah! vai ser contra a inovação'. Não, isso não é contra a inovação, não é contra ninguém. Como tudo o que a Comissão faz, isto é pelos consumidores", afirmou ele.
Metade dos carregadores vendidos com celulares em 2018 eram compatíveis com portas USB micro-B, 29% com USB-C e 21% com o conector Lightning, da Apple, segundo dados da Comissão.
A proposta precisa ser aprovada pelos países membros e parlamentares da UE.
- Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME .