Exame Logo

Relógio inteligente da Apple pode ser mais caro que iPhone

Gadget pode chegar a custar mil dólares, enquanto o smartphone nos EUA é vendido por até 849 dólares

Imagem ilustrativa do iwatch: documento obtido pela AppleInsider assinado pelo analista informa que o aparelho teria tela flexível e e viria em duas versões (Divulgação/Todd Hamilton)

Lucas Agrela

Publicado em 10 de abril de 2014 às 14h51.

São Paulo - O relógio inteligente da Apple , que pode ser apresentado no terceiro trimestre deste ano, custará mais do que o iPhone , chegando a até 1 mil dólares, enquanto o smartphone é vendido nos Estados Unidos por até 849 dólares. De acordo com o analista de mercado Ming-Chi Kuo, da KGI, conhecido por fazer previsões acertadas no segmento de tecnologia, o dispositivo deve custar "centenas de dólares" e o modelo mais caro irá competir com marcas de relógio de luxo.

Além disso, o documento obtido pela AppleInsider assinado pelo analista informa que o aparelho, que pode ser chamado de iWatch, teria tela flexível e e viria em duas versões, assim como o iPhone, uma de luxo e outra com preço mais baixo.Os aparelhos teriam tela com cobertura de safira, para serem mais resistentes, e contariam com tecnologia AMOLED.

Segundo Kuo, a expectativa é de que a Apple venda 5 milhões de unidades do novo gadget no ano de 2014, a partir do mês de setembro. Já em 2015, o número salta para um valor entre 30 milhões e 50 milhões.

As duas edições do iWatch teriam duas diferenças de hardware, além das alterações de design. Uma delas é o tamanho da tela: o mais caro contaria com display de 1,5 polegadas, já o outro, 1,3 polegada. Outra diferença é a capacidade da bateria, sendo de 250 mAh ou de 200mAh.

Um rumor divulgado nesta semana é de que o iWatch poderia se conectar ao iPhone e enviar as informações sobre exercícios físicos realizados pelo usuário para um aplicativo que seria chamado de Helathbook — ele seria lançado junto com o iOS 8, em setembro. Se isso se confirmar, o relógio inteligente da Apple seria compatível com todos os dispositivos da empresa que estiverem rodando a nova edição do sistema.

A fabricante não comentou o caso.

São Paulo – Na semana passada a Mobile World Congress serviu de palco para anúncios na área de tecnologia vestível. Os relógios inteligentes marcaram a feira. A Samsung apresentou três deles. Duas atualizações do Galaxy Gear , além de um dispositivo que mescla relógios e pulseiras de exercício. Mas eles não são os únicos. Modelos com características variadas podem ser encontradas no mercado. EXAME.com listou aqui os relógios inteligentes mais legais que já estão à venda ou vão chegar às lojas neste ano. Chegou a hora de parar de tirar o smartphone do bolso.
  • 2. Samsung Galaxy Gear 2

    2 /12(Bloomberg)

  • Veja também

    Na Mobile World Congress, a Samsung mostrou a nova versão do Galaxy Gear. A primeira havia sido lançada em um caráter quase de urgência e chegou com alguns pontos que precisavam ser melhorados. O principal deles era a câmera na pulseira. Agora ela fica no próprio relógio. Isso faz com que as pulseiras possam ser trocadas, permitindo ao usuário variar a cor. Uma segunda versão, o Galaxy Gear Neo, foi lançada e vem sem a câmera. Sinal de que os usuários talvez não façam tanta questão daquela câmera. A Samsung também colocou novas funcionalidades interessantes como o sensor de batimentos cardíacos na parte traseira do relógio. Um ponto negativo do aparelho é que ele funciona apenas com alguns poucos dispositivos da Samsung. Caso você seja usuário de algum outro Android, esqueça, ele não serve para você. A Samsung ainda não começou a vender as novas versões.
  • 3. Samsung Galaxy Fit

    3 /12(Divulgação)

  • Mais um produto que a Samsung mostrou na Mobile World Congress. O Samsung Galaxy Fit é uma junção de relógio inteligente com pulseira de exercícios. À primeira vista, seu design é um dos mais interessantes da leva atual de relógios inteligentes. A tela é fina, vertical e curvada, mostrando que é possível trabalhar com um relógio sem se prender no design tradicional, dos tempos de ponteiros. Assim como o Galaxy Gear, ele tem sensor de batimentos cardíacos em sua parte traseira. Outra similaridade entre os dois é a falta de compatibilidade com dispositivos de outras marcas. Ele ainda não foi lançado pela Samsung.
  • 4. Sony Smartwatch 2

    4 /12(Bloomberg)

    O Sony SmartWatch 2 já está no mercado desde 2013. Um de seus pontos positivos é que, diferente dos relógios da Samsung, ele é compatível com outras marcas. A única exigência é que o smartphone ao qual ele seja conectado tenha como sistema o Android 4.2. Entre suas funções está ler e-mails, mensagens de texto e redes sociais como o Twitter ou o Facebook. Ele também mostra quem está ligando, para que não seja preciso tirar o telefone do bolso. No Brasil, ele sai por cerca de 1 199 reais.
  • 5. Pebble

    5 /12(Divulgação)

    O Pebble foi criado com financiamento do site Kickstarter e é um dos maiores sucessos do site de financiamento coletivo. No início, os criadores pediam 100 mil dólares. No final, conseguiram arrecadar mais de 10 milhões de dólares. Em janeiro deste ano, a empresa mostrou na CES, em Las Vegas, a atualização do relógio. Além da versão normal, eles mostraram o Pebble Steel. Com pulseiras de aço e couro, a versão é muito mais refinada do que a original. Uma das principais vantagens é que por ser feito por uma fabricante independente, ele funciona tanto com smartphones Android quanto com iPhones. Outro ponto bem bacana é a tela de tinta digital. Ele não emite luz como os relógios anteriores.
  • 6. Qualcomm Toq

    6 /12(Bloomberg)

    O Toq foi criado pela Qualcomm, fabricante de chips. De acordo com a empresa, o objetivo é mostrar como o mercado de relógios inteligentes pode ser explorado. Rodando uma versão de Android, ele pode se conectar a smartphones com o sistema do Google. A tela dele é usando uma tecnologia chamada de Mirasol. Ela é uma espécie de tinta digital, assim como o Pebble, mas colorida. Ele tem um visual de bom gosto, sem grandes exageros. A tela dele é de 1,55 polegada. Ele custa 250 dólares nos Estados Unidos.
  • 7. Cookoo

    7 /12(Divulgação)

    Assim como o Pebble, o Cookoo foi financiado pela plataforma Kickstarter. Um relógio bem simpático, ele não tenta romper com tanta força na tradição. Traz ponteiros analógicos e no fundo mostradores que indicam se chamadas, mensagens ou e-mails foram recebidos. Antes ele era compatível apenas com dispositivos da Apple. iPhones a partir do 4s e iPads desde a terceira geração. Agora, no entanto, ele trabalha com alguns (poucos) aparelhos usando Android. O Samsung Galaxy S4, Note 3 e o HTC One são os únicos a se conectar com o Cookoo. Ele custa 130 dólares nos Estados Unidos.
  • 8. Martian

    8 /12(Divulgação)

    Mais um híbrido relógio analógico e com funções digitais. O horário é exibido pelos tradicionais ponteiros. Ao mesmo tempo, no entanto, ele é capaz de se conectar via Bluetooth a um smartphone rodando Android ou iOS. Ele vem com comandos de voz. O usuário pode falar no telefone pelo relógio (por mais estranho que isso possa ser). O site da fabricante tem vários modelos, o que dá bastante opção a quem quiser comprar. O preço dele é a partir de 249 dólares nos Estados Unidos.
  • 9. MetaWatch

    9 /12(Divulgação)

    A MetaWatch é uma fabricante que está jogando com dois modelos diferentes. O Strata e o Frame (na foto ao lado). Os dois têm as mesmas funções. A diferença é apenas visual. O Strata é mais básico e menos elegantes do que o Frame, que por sua vez é um relógio bonito e bem melhor acabado. Eles são capazes de puxar notificações do iPhone, mostrar a previsão do tempo e como ações da bolsa estão indo. Também é possível controlar músicas sem ser preciso tirar o telefone do bolso, algo bem prático. O Strata sai por 179 dólares e o Frame por 229 dólares, ambos à venda nos Estados Unidos.
  • 10. Omate TrueSmart

    10 /12(Divulgação)

    A Omate sabe onde bater nas suas concorrentes. A empresa irá lançar seu relógio inteligente ainda em 2014. Segundo ela, o relógio é verdadeiramente inteligente. A provocação vem no sentido de que ele não precisa de um smartphone para funcionar. Ele é capaz de funcionar independentemente, fazer ligações e receber mensagens sem estar atrelado a um celular. Ele foi financiado pelo Kickstarter. O pedido era de 100 mil dólares, mas a empresa conseguiu coletar mais de 1 milhão para criar o produto. Para usar a internet, ele virá com slot para um cartão com conexão 3G e também terá espaço para cartões microSD para armazenamento de dados. Ele está em pré-venda nos Estados Unidos, por 249 dólares.
  • 11. Wellograph

    11 /12(Divulgação)

    Mais um para a lista de lançamentos para este ano, o Wellograph vem criando expectativa. Seu design é extremamente elegante e suas funções vão além da média apresentada pelos dispositivos até agora. O Wellograph é a mistura exata de relógio inteligente com pulseira de exercícios. Ele terá monitor de movimentação e de batimentos cardíacos. Ele fará relatórios que poderão ser consultados em aplicativos para Android e iOS. Neles, o usuário pode ver sua movimentação diária, semanal ou mensal. Comparar a queima de calorias de exercício ou simplesmente da movimentação diária em gráficos bem feitos. O lançamento do produto está marcado para o segundo semestre deste ano.
  • 12. Agora, veja o que mais foi destaque na Mobile World Congress 2014

    12 /12(Reuters)

  • Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaRelógios inteligentesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame