Tecnologia

Quer dar uma volta com a mochila do Google Street View?

Google lança projeto no qual permitirá que outras entidades usem seus equipamentos fotográficos para a captura de imagens panorâmicas para o Maps

Homem caminha no Havaí com a Street View Trecker, equipamento fotográfico do Google. Empresa irá emprestar mochila para entidades que queiram auxiliar na expansão do Maps (Google)

Homem caminha no Havaí com a Street View Trecker, equipamento fotográfico do Google. Empresa irá emprestar mochila para entidades que queiram auxiliar na expansão do Maps (Google)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 28 de junho de 2013 às 14h50.

São Paulo – Pela primeira vez na história do serviço de mapas Google Maps, o Google anunciou um programa para que organizações de fora da empresa usem seus equipamentos fotográficos para registrar imagens em 360 graus de diferentes locais. Queremos que vocês nos ajudem a tornar o Maps ainda mais abrangente e útil para todos, disse Deanna Yick, gerente do Street View.

A ideia da empresa é que agências relacionadas ao turismo, organizações não governamentais e qualquer outra entidade participem da ação e ajudem no compartilhamento dos locais que conhecem bem. Já existe, inclusive, uma primeira participante do programa, a Hawaii Visitors and Convention Bureau (HVCB).

Uma equipe do Google desembarcou no arquipélago americano para treinar uma equipe da instituição na operação do chamado Street View Trecker, a mochila que conta com câmeras no topo. Controlado através de um dispositivo com Android, o equipamento tem 15 lentes, posicionadas em diferentes ângulos, e que auxiliam na montagem das imagens panorâmicas.

De início, o pessoal do HVCB irá trabalhar junto com a equipe do Street View na escolha das trilhas da ilha principal que serão fotografados. Depois disso, seguirão para coletar imagens em outras cidades e ilhas do estado. Trabalhando em parceria com a entidade, vamos conseguir trazer estes locais de forma muito mais rápida que trabalhando sozinhos, explicou Deena.

Segundo o Google, aqueles que tiverem interesse em participar da ação já podem se cadastrar. O projeto ainda está em fase piloto, mas a expectativa é que, em alguns meses, ele esteja disponível para as organizações selecionadas pela empresa.

Nesta semana, o Google divulgou um vídeo (em inglês) no qual mostrou os bastidores da captura das imagens do prédio mais alto do planeta, o Burj Khalifa em Dubai. As fotos, registradas com o Street View Trecker, vão integrar o Google Maps e mostram o edifício em detalhes, tanto internos quanto externos. Veja abaixo. 

//www.youtube.com/embed/cn7AFhVEI5o

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFotografiaGoogleGoogle MapsGoogle Street ViewInternetLocalizaçãoMapasServiços onlineTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame