Exame Logo

Publicidade online deve superar US$ 10 bi nos Estados Unidos em 2005

No Brasil, levantamento detecta alta de 45% no retorno de ações publicitárias via links patrocinados

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.

Os gastos com propaganda na internet americana vão crescer 34% em 2005, e alcançar 13 bilhões de dólares. Será a primeira vez que a verba anual para publicidade online vai ultrapassar os 10 bilhões de dólares nos Estados Unidos. O número, estimado pelo e-Marketer, especializado em análises de tendências em tecnologia de informação, inclui a propaganda em mecanismos de busca, os chamadoslinks patrocinados.

O ritmo de crescimento dos mecanismos de busca como ambientes para anúncios é um dos mais acelerados do mundo da internet. Ainda assim, institutos como Universal McCann e TNS Media Intelligence, por exemplo, não incluem buscas pagas em suas estimativas.

Veja também

Esse critério minimalista é seguido pela Nielsen, que apurou uma taxa de crescimento da propaganda na internet americana de 12,6% no segundo trimestre. O levantamento exclui anúncios em buscas, campanhas remuneradas por resultados, patrocínios, permuta, anúncios editorializados e e-mail marketing, entre outros.

Outras projeções recentes sobre o desempenho para a propaganda na web este ano variam de um piso de crescimento de 23% (do Forrester Research) a um teto de 28%, do Goldman Sachs.

No Brasil

O retorno sobre o investimento em marketing online de um grupo selecionado de empresas brasileiras no mês de agosto foi de quase 12 reais para cada 1 real investido. Houve queda em relação a julho, quando o retorno foi pouco maior que 15 reais. Os números são da agência Web Traffic, que acompanhou o desempenho de dez empresas dos segmentos de eletroeletrônicos, informática e vestuário. As ações de link patrocinado retornaram 7,9 reais por 1 real investido em agosto, 45% mais do que em julho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame