Tecnologia

Provedores de internet e telefônicas migram para o wireless

Adoção das tecnologias de transmissão de dados sem fio trará economia e maior flexibilidade para os consumidores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

Diversos provedores de internet e companhias telefônicas começam a oferecer acesso de banda larga com tecnologia wireless (sem fio) aos consumidores americanos. O avanço desses serviços mudará radicalmente o equilíbrio de forças no bilionário mercado de telecomunicações dos Estados Unidos, permitindo opções mais baratas e flexíveis aos consumidores.

A EarthLink, por exemplo, planeja iniciar as vendas comerciais do acesso wireless à internet de banda larga no segundo semestre, cobrindo vários estados americanos. Já a Sprint e a MCI estão testando a nova tecnologia, enquanto a AT&T espera iniciar seus testes a partir de 2006.

Segundo o americano The Wall Street Journal, a difusão do wireless permitirá a entrada de muitas empresas no mercado de transmissão de dados e voz, pois os custos de operação da nova tecnologia tendem a ser mais baixos.

Uma migração em massa dos consumidores para o sistema ainda depende da solução de algumas questões técnicas. Além disso, as companhias telefônicas e as operadoras de cabo que controlam atualmente o acesso à internet não estão dispostas a perder espaço e lutarão contra o wireless.

Algumas telefônicas, por exemplo, aumentaram a pressão sobre a Comissão Federal de Comunicações. As empresas querem o fim da obrigatoriedade de fornecer acesso de banda larga a provedores de internet. "Estamos sendo espremidos", afirmou ao The Wall Street Journal Tom Tracey, vice-presidente da EarthLink para serviços de banda larga. Desde o ano passado, a empresa firmou uma parceria com a DigitalPath para fornecer acesso wireless em pequenas cidades da Califórnia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Conheça a WikiFauna, as criaturas fantásticas que mantêm a Wikipedia viva

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Musk processa grupo de anunciantes por boicote ao X

Mais na Exame