Tecnologia

Projeto reúne os versos de Fernando Pessoa mais citados na internet

Lisboa - Um site lançado no 125º aniversário de nascimento de Fernando Pessoa pretende descobrir quais são os versos do poeta português mais citados nas redes sociais.

Fernando Pessoa (Photo Pin)

Fernando Pessoa (Photo Pin)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Lisboa - Um site lançado no 125º aniversário de nascimento de Fernando Pessoa pretende descobrir quais são os versos do poeta português mais citados nas redes sociais.

Através da coleta de citações, visível na página "O Mundo de Pessoa" (.blogs.sapo.pt), uma equipe procura "mostrar quais são seus versos que mais inspiram os leitores de todo o mundo", informaram nesta quinta-feira os idealizadores do estudo, a Universidade de Lisboa e o portal português sapo.pt.

O site dá não apenas as referências aos textos assinados com o nome, mas também com os vários pseudônimos que Pessoa usou durante sua carreira - que, curiosamente, são os mais lembrados na internet. Segundo as estatísticas já disponíveis, o poema "Tabacaria", escrito com o nome de Álvaro de Campos, é o mais popular nas redes sociais.

O pseudônimo tem mais que o dobro de referências no último mês (374) que o segundo mais repetido, "II - O meu olhar é nítido como um girassol" (128), assinado como Alberto Caeiro.

Da composição que lidera a lista, escrita em 1928, são mencionados especialmente, os versos "À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." e "Serei sempre ou que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta".

Para os que só conhecem as frases soltas, o projeto leva o usuário ao texto original, para assim "ampliar o número de leitores e o conhecimento de sua obra", defendem os idealizadores do projeto. 

Acompanhe tudo sobre:INFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame