Projeto mais ambicioso da Apple é uma fazenda solar de US$ 850 milhões
Construção ocupará uma área de 5,2 quilômetros quadrados e será feita em parceria com a First Solar
Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2015 às 17h45.
O CEO da Apple Tim Cook revelou, nesta terça-feira, que a empresa pretende investir 850 milhões de dólares em uma fazenda de energia solar. O projeto, tido como mais ambicioso da companhia até o momento, foi anunciado durante uma apresentação do executivo na conferência Goldman Sach's Technology and Internet, nos Estados Unidos.
A construção ocupará uma área de 5,2 quilômetros quadrados e a eletricidade gerada pelos painéis alimentará a nova sede da Apple, em construção em Monterey, na Califórnia. Ela também cobrirá o fornecimento de luz para 52 lojas da marca no estado, para outros escritórios próximos ao local e para o data center da companhia em Newark.
A ideia é mostrar que a empresa também se preocupa com o meio-ambiente, segundo Cook. Na Apple, nós sabemos que as mudanças climáticas são reais, afirmou o CEO. A hora de falar sobre isso já passou, e agora é preciso agir.
Apesar do alto valor investido, a expectativa é que a fazenda de painéis ajude a economizar e recupere o dinheiro com o tempo. O projeto, que gerará 130 megawatts (suficientes para "abastecer" 50 mil casas), será tocado em parceria com a First Solar, em um acordo de 25 anos tido pela empresa contratada como o maior do mercado quando o assunto é prover energia limpa.