Primeiras impressões: chamadas de voz no WhatsApp
Recurso não funciona em iPhones nem em aparelhos com Windows Phone
Lucas Agrela
Publicado em 6 de março de 2015 às 14h55.
Mais de um ano depois do anúncio do CEO Jan Koum, o WhatsApp começou a ganhar o recurso que permite realizar chamadas de voz por internet. Com a versão mais recente do aplicativo para Android, os smartphones já conseguem realizar ligações gratuitas entre si.
Segundo testes feitos por INFO, a qualidade de sinal da ligação foi média. Apesar de haver chiado, com o aparelho ligado a uma rede Wi-Fi de alta velocidade, não houve intermitência no áudio, o que prejudicaria a transmissão da mensagem do outro usuário.
O recurso não funcionou em iPhones, apesar da versão mais recente do WhatsApp estar instalada. Não há previsão de quanto a novidade será oferecida aos aparelhos da Apple -- lembrando que eles ainda não têm acesso ao WhatsApp Web, que espelha em navegadores a interface do app e permite enviar e receber mensagens como no smartphone. Dispositivos com Windows Phone 8.1 também não puderam receber as chamadas.
Ativar as ligações via internet no WhatsApp no Android foi um processo confuso. Após instalar a edição mais recente do app disponível no site oficial da empresa e reiniciar o aparelho, foi preciso receber uma ligação de um contato que já tinha a novidade funcionando. Isso funciona como uma espécie de convite. Na primeira ligação, nada aconteceu.
O smartphone, um Motorola Moto Maxx com sistema Android KitKat 4.4.4, foi reiniciado pela segunda vez. Uma nova tentativa de ligação foi feita e foi possivel atendê-la, mas não havia sinal, silêncio absoluto. Já na terceira chamada, o recurso funcionou e, ao finalizar a chamada, o aplicativo já exibia uma interface com três abas: "ligações", "mensagens" e "contatos".
Em um local com má qualidade de sinal (edge), não foi possivel realizar chamadas de voz pelo WhatsApp.
Ainda não há previsão de quando isso estará disponível para todos os usuários do WhatsApp, mas a novidade parece funcionar bem, ao menos, segundo testes preliminares. Se, no dia a dia, a compressão de dados nas ligações tiver a mesma qualidade que o app oferece para mensagens de texto (algo desafiador), as ligações por WhatsApp podem ganhar diversos adeptos no Brasil.