TECNOLOGIA

Monitor 220TS2L

Uma TV enorme nem sempre é a melhor opção. Cômodos menores se beneficiam de uma contagem menor de polegadas, especialmente se o espaço também é disputado por um desktop. O monitor de 21,5 polegadas 220TS2L, da Philips, encaixa-se bem na situação descrita acima graças à sua dupla função de televisão e saída de vídeo para o computador. No entanto, como ele se limita a receber o sinal da TV analógica, tal duplicidade só dá uma vantagem marginal ao aparelho. 

 O 220TS2L é bem básico quando considerado apenas como monitor. Iluminada por LED, sua tela de LCD é do tipo TN (twisted nematic). Sem entrar em detalhes, podemos dizer que esse tipo de display é um dos mais comuns no mercado atual em consequência do custo relativamente baixo de produção. O LCD TN costuma ser caracterizado por tempos de resposta curtos. Desvantagens do TN incluem baixo ângulo de visão (especialmente no eixo vertical) e pouca vivacidade na reprodução de cores. Contudo, levando em conta a grande disseminação dessa tecnologia, tais vantagens e desvantagens não são tão relevantes na comparação com a maioria dos monitores concorrentes. 

 De todas as peculiaridades típicas do LCD TN, o 220TS2L só diverge ligeiramente no tempo de resposta. Enquanto monitores TN com tempo de resposta na faixa dos 2 ms não são incomuns, esse Philips promete um atraso de 5 ms. De qualquer maneira, 5 ms é mais que o suficiente para todos os usuários, excetuando-se o mais exigente fã de jogos FPS. Também coerente com as particularidades do LCD TN, o brilho do 220TS2L é de intensidade mediana. 

 A qualidade de imagem através da entrada HDMI é satisfatória em termos de definição. Como era de se esperar de um LCD TN, o contraste e as cores poderiam ser mais profundos, mas não atingem níveis baixos o suficiente para prejudicar a qualidade geral sobremodo. Imagens importadas pela D-sub também não desapontaram. Nossa única frustração foi com a entrada de vídeo composto, que gerou imagens serrilhadas, inferiores à media. Essa falha é significativa pois o 220TS2L também objetiva assumir o papel de televisão, para a qual o vídeo analógico ainda é importante. Por outro lado, a crescente popularidade do HDMI em todos os tipos de eletrônicos que lidam com mídia (computadores, câmeras, smartphones, etc.) dissipa a maior parte dessas preocupações. 

 Como você já deve ter percebido, o 220TS2L cobre todas as necessidades de conexão típicas de um monitor. Na verdade, ele vai além da média com duas entradas HDMI e duas entradas de vídeo composto. A lista de entradas continua com uma d-sub, uma vídeo componente, uma s-video e uma P2. Vídeo componente e P2 compõem as saídas. Nessa seleção só sentimos falta de uma porta USB, mas essa não é uma omissão grave pois, como se trata de um monitor, o usuário provavelmente vai deixar o 220TS2L ligado a um computador.

 O sintonizador de TV analógica é um recurso que vale a pena? Certamente, ainda existe alguma utilidade para esse tipo de hardware, mas o cenário atual não é muito favorável para esse padrão de televisão. Primeiramente, há o fato que as transmissões de TV analógica têm data para acabar aqui no Brasil, então não espere poder utilizar esse recurso por muito tempo. Com efeito, já é difícil captar o sinal em várias regiões de São Paulo. Outro problema é que a transmissões de TV analógica no Brasil seguem o padrão PAL, o que significa que você não poderá aproveitar todo o potencial de qualidade de imagem do 220TS2L em consequência da resolução baixa e da proporção de imagem em 4:3.

Assim como todos os eletrônicos finos, monitores não são adequados para conter caixas acústicas. O 220TS2L não é exceção, apesar de todos os ajustes de áudio que esse aparelho oferece. A potência do som não impressiona e os agudos distorcem em volumes mais altos. 

 O design do 220TS2L é um pouco mais bem acabado que a média dos monitores. O aparelho tem um interface simples que utiliza botões sensíveis ao toque bem identificados. A Philips também incluiu um controle remoto básico para facilitar a vida de quem utilizar o monitor como TV.

Ficha técnica

Tela 21,5
Tecnologia LCD com LED 1920 x 1080 pixels
Contraste 20.000.000:1
Saídas vídeo componente, P2
Tempo de resposta 5 ms
Entradas HDMI (2), D-Sub, s-video, vídeo componente, vídeo composto (2), P2

Avaliação técnica

Prós Extensa variedade de conexões; qualidade de imagem geral aceitável; sintonizador de TV
Contras Só capta sinal de TV analógica; qualidade de imagem ruim através da entrada de vídeo componente;
Conclusão O 220TS2L é um monitor mediano que se destaca pela captação do sinal de TV, mas é preciso considerar que a TV analógica se torna cada vez mais irrelevante;
Média 7.5
Preço R$ 616