Exame Logo

Pesquisa inédita detectará câncer de pulmão de forma precoce

Com esse exame, também se pode revelar outras afecções que decorrem do tabaco antes da exteriorização

cigarro (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 13h46.

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae) começou um trabalho inédito na América Latina com pacientes que fumam para detectar precocemente o câncer pulmonar a partir da execução da tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD), análise que pode ser feita com mais frequência por causa da menor exposição à radiação.

Esta pesquisa é importante para pacientes fumantes, pois abre a possibilidade de realizar o exame em pouco espaço de tempo, o que ajuda muito no diagnóstico precoce da doença”, diz o mestre e doutor em oftalmologia Cláudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, de acordo com o hospital.

Veja também

Com esse exame, também se pode revelar outras afecções que decorrem do tabaco antes da exteriorização.

Toda a apreciação dos testes é realizada por um grupo interdisciplinar constituído pela radiologia, pneumologia e cirurgia torácica.

“A presença desses profissionais é fundamental no momento do diagnóstico e avaliação das possíveis anormalidades dos resultados que podem representar tanto falso-positivos quanto falso-negativos”, afirma o diretor-geral do Instituto Tórax e coordenador de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (CTMI) do Einstein, Ricardo Sales dos Santos.

Do estudo, ainda fazem parte os médicos-radiologistas Marcelo Funari, Rodrigo Caruso e Fernando Kay, do Hospital Israelita Albert Einstein, além de cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O teste é apropriado para fumantes ou ex-fumantes que interromperam o vício há menos de 15 anos, com faixa etária entre 55 e 74 anos, e sem alterações expressivas na saúde.

Acompanhe tudo sobre:INFOMédicosSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame