Os espiões mais famosos da História
Edward Snowden não é o primeiro homem que vazou informações secretas de um país. Conheça outros espiões que forneceram dados capazes de mudar os rumos da História....
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2013 às 14h21.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h04.
O inglês fazia parte do serviço secreto britânico, mas como era comunista, passou a fornecer informações secretas para a União Soviética. Após ser descoberto, fugiu para Moscou na década de 1960 e se tornou oficial da KGB, a agência secreta soviética.
O irmão de Ethel trabalhou no Projeto Manhattan, responsável pela construção da bomba atômica americana. O casal teve acesso aos dados do projeto e os forneceu para a União Soviética, que também desenvolveu sua própria arma nuclear.
O casal foi descoberto em 1950 e ambos foram condenados à pena de morte pelo governo dos Estados Unidos.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a holandesa Mata Hari foi contratada pelos alemães para fornecer dados militares dos inimigos franceses. Dançarina exótica, ela atraía a atenção dos altos oficiais por sua sensualidade e atuou como uma agente dupla de ambos os países. Em 1917, foi presa e executada pela França.
A francesa foi contratada pelo serviço secreto inglês para espionar os alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Capturada pelos nazistas, foi torturada e executada aos 23 anos de idade, em 1945.
O físico alemão foi recrutado pelos Estados Unidos para trabalhar no Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial. Militante comunista, Born forneceu informações cruciais para que a União Soviética construísse seu próprio arsenal atômico.
Preso pelos ingleses em 1950, foi condenado a 14 anos de prisão e, após a pena, passou o resto de sua vida na Alemanha.
Jornalista alemão, Sorge lutou por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, sendo condecorado com a Cruz de Ferro. Anos mais tarde, ele se filiou ao Partido Comunista soviético e recebeu a missão de espionar o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Preso em 1941, foi enforcado pelos japoneses em 1944.