Exame Logo

Os 25 apps para smartphones mais usados nos Estados Unidos

Um relatório da comScore lista os 25 apps mais usados nos Estados Unidos. Quase todos são campeões também no Brasil

Apps campeões (Bloomberg)

Maurício Grego

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 08h57.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h48.

Neste ano, os apps para smartphones e tablets tornaram-se responsáveis pela maioria (52%) das interações digitais dos americanos. Sua importância vem crescendo continuamente também no Brasil. Veja quais são os 25 apps móveis com mais usuários ativos nos Estados Unidos, segundo um relatório recém-divulgado pela comScore.
  • 2. 1 – Facebook

    2 /26(Reuters)

  • Veja também

    Usuários:115 milhões O app do Facebook é, de longe, o mais usado em dispositivos móveis. Entre os usuários americanos de apps, 72% usam o Facebook. Ele é parte da categoria mais popular, a de redes sociais, correspondente a 25% do tempo em que as pessoas interagem com apps.
  • 3. 2 – YouTube

    3 /26(Divulgação)

  • Usuários: 83 milhões O Google é a empresa com mais apps na lista dos mais usados, ocupando as posições 2, 3, 4, 6, 7 e 16. O fato de o YouTube estar em segundo lugar dá uma ideia de quanto o vídeo se popularizou em dispositivos móveis.
  • 4. 3 – Google Play

    4 /26(Divulgação)

    Usuários: 72 milhões Não há surpresa aqui. Embora usuários de Android tenham acesso a outras lojas de aplicativos (como a Amazon App Store), a loja oficial de Google é, de longe, a mais popular.
  • 5. 4 – Pesquisa Google

    5 /26(Divulgação)

    Usuários: 70 milhões O app de busca do Google oferece diversas vantagens em comparação com pesquisas feitas no browser – como reconhecer termos falados (em diversos idiomas, incluindo o português). Nos sistemas Android e iOS, ele inclui o assistente pessoal Google Now.
  • 6. 5 – Pandora Radio

    6 /26(Divulgação)

    Usuários: 69 milhões O Pandora, app de música que usa tecnologia do Music Genome Project, é o serviço de streaming de música mais acessado pelos americanos. Ele está disponível apenas nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia. Concorrentes com maior presença internacional, como Spotify, Deezer e Rdio, estão fora da lista dos mais usados nos Estados Unidos.
  • 7. 6 – Google Maps

    7 /26(PlaceIt/Reprodução EXAME.com)

    Usuários: 64 milhões O Google Maps tem 53% mais usuários que o Apple Maps, o outro app de navegação na lista dos mais usados. Além de ser padrão nos smartphones com Android, o app do Google é popular também em outras plataformas.
  • 8. 7 – Gmail

    8 /26(Reprodução)

    Usuários: 60 milhões O Gmail é, de longe, o app de e-mail mais usado. O único outro na lista é o Yahoo Mail, que tem menos de um terço do número de usuários do Gmail.
  • 9. 8 – Instagram

    9 /26(Bloomberg)

    Usuários: 47 milhões Além de ter o app mais usado pelos americanos, o Facebook é dono do app de fotografia mais usado. Comprado há dois anos pela turma de Mark Zuckerberg por 1 bilhão de dólares, o Instagram segue liderando essa categoria com folga.
  • 10. 9 – Apple Mapas

    10 /26(Divulgação)

    Usuários: 42 milhões Quando trocou o Google Maps por seu próprio sistema de mapas, há dois anos, a Apple irritou os usuários por causa das inúmeras falhas no serviço. Mas o fato de o Mapas ser o app de navegação padrão do iPhone e do iPad – o smartphone e o tablet mais vendidos nos Estados Unidos – dá, a ele, lugar garantido na lista dos mais populares.
  • 11. 10 – Yahoo Finance

    11 /26(Divulgação)

    Usuários: 42 milhões A presença do Yahoo Finance nesta galeria atesta a popularidade dos investimentos em ações nos Estados Unidos. Os americanos usam o app principalmente para ter acesso às cotações do mercado financeiro. O app não abrange o mercado brasileiro.
  • 12. 11 – iTunes Radio / iCloud

    12 /26(Reuters)

    Usuários: 41 milhões O iTunes Radio, serviço de streaming de música da Apple disponível apenas nos Estados Unidos e na Austrália, é popular entre os usuários americanos de iPhone.
  • 13. 12 – Facebook Messenger

    13 /26(Divulgação)

    Usuários: 39 milhões Ao eliminar o recurso de troca de mensagens de seu app principal, o Facebook estimulou os usuários a baixar o Messenger. A manobra parece ter contribuído para tornar o Messenger um dos apps mais usados nos Estados Unidos.
  • 14. 13 – Yahoo Tempo

    14 /26(Divulgação)

    Usuários: 36 milhões O elegante app de meteorologia do Yahoo é o mais usado em sua categoria nos Estados Unidos. Fez tanto sucesso que seu estilo gráfico foi copiado em outros apps de informações sobre o tempo.
  • 15. 14 – Twitter

    15 /26(Divulgação)

    Usuários: 35 milhões Nos primeiros anos do Twitter (que foi fundado em 2006), o acesso em dispositivos móveis era feito por meio de apps de terceiros. Eles vêm perdendo espaço para o app do próprio Twitter, um dos mais usados pelos americanos.
  • 16. 15 – The Weather Channel

    16 /26(Divulgação)

    Usuários: 30 milhões O app do Wheather Channel não fica muito atrás do Yahoo Tempo em popularidade. É outro que milhões de americanos consultam todos os dias para saber se vai chover, nevar ou fazer sol.
  • 17. 16 – Google Plus

    17 /26(Divulgação)

    Usuários: 29 milhões No final do ano passado, o Google divulgou que havia 540 milhões de usuários ativos em sua rede social Google+. Mas os números da comScore são mais modestos, e colocam o Google+ atrás do Twitter e do Instagram em número de usuários ativos.
  • 18. 17 – Netflix

    18 /26(Bloomberg)

    Usuários: 28 milhões Dos apps que requerem uma assinatura paga, o da Netflix é o mais popular. Mais de três quartos dos assinantes desse serviço de vídeo dos Estados Unidos usam o app.
  • 19. 18 – Snapchat

    19 /26(Divulgação)

    Usuários: 26 milhões Snapchat, o app que envia fotos, vídeos e textos que desaparecem depois de alguns segundos, nasceu em 2011 com o nome de Picaboo. Em apenas três anos, tornou-se um dos apps mais usados nos Estados Unidos.
  • 20. 19 – Amazon Mobile

    20 /26(Divulgação)

    Usuários: 26 milhões Amazon Mobile permite fazer compras nas lojas da Amazon de diversos países, mas não na do Brasil. O app também possibilita rastrear encomendas. Sua presença nesta lista ilustra a força do comércio móvel.
  • 21. 20 – Pinterest

    21 /26(Divulgação)

    Usuários: 25 milhões O Pinterest, que permite compartilhar fotos rapidamente em quadros de avisos virtuais, é mais uma rede social na lista. Nos Estados Unidos, ela agrada sobretudo às mulheres com idade entre 30 e 44 anos.
  • 22. 21 – eBay

    22 /26(Bloomberg)

    Usuários: 22 milhões O app do eBay faz companhia ao da Amazon na categoria comércio móvel, que deve movimentar mais de 80 bilhões de dólares neste ano no mundo.
  • 23. 22 – Skype

    23 /26(Bloomberg)

    Usuários: 19 milhões O Skype é o único app da Microsoft na lista dos 25 mais usados. É a ferramenta básica de milhões de pessoas para fazer ligações de voz internacionais baratas ou gratuitas.
  • 24. 23 – Shazam

    24 /26(Exame.com)

    Usuários: 18 milhões O Shazam, app que identifica a música que está tocando no ambiente, é, talvez, a maior surpresa nesta lista. Esse app pioneiro foi criado como serviço na web em 2002. Estreou como aplicativo móvel junto coma a App Store da Apple, em 2008.
  • 25. 24 – Yahoo Mail

    25 /26(Exame.com)

    Usuários: 18 milhões Com o Yahoo Mail, o Yahoo soma três apps na lista dos mais usados. O serviço de e-mail é um dos três grandes, ao lado do Gmail e do Outlook.com (o antigo Hotmail), que não entrou na lista dos apps mais usados.
  • 26. 25 – Kik Messenger

    26 /26(Divulgação)

    Usuários: 17 milhões O app de mensagens Kik, que é pouco conhecido no Brasil, tem 150 milhões de usuários no mundo e é um dos mais usados nos Estados Unidos. O concorrente WhatsApp, com 600 milhões de usuários no mundo, não é tão popular entre os americanos e está fora da lista.
  • Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEstados Unidos (EUA)GoogleIndústria eletroeletrônicaINFOiOSPaíses ricosSmartphonesSoftware

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame