Exame Logo

Na mão: Novo Moto X chega ao Brasil com mais potência e Android puro

Confira as primeiras impressões de INFO sobre o novo smartphone topo de linha da Motorola

Novo Moto X (INFO)

Lucas Agrela

Publicado em 5 de setembro de 2014 às 08h35.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h48.

Apesar de não ter um novo nome, o Motorola Moto X ganhou diversas inovações que favorecem a usabilidade do smartphone. O processador ganhou mais potência, passando de um Snapdragon dual core para um Snapdragon 801 de 2,5 GHz quad core. A câmera também foi melhorada e agora as imagens são registradas com 13MP, em vez dos 10MP da edição anterior. O aparelho chega ao mercado a partir de 5 de setembro por 1.499 reais. Confira a seguir as primeiras impressões de INFO sobre o novo Motorola Moto X.
  • 2. Design

    2 /8(INFO)

  • Veja também

    O design foi um ponto de preocupação para a Motorola no novo Moto X. A tela agora tem 5,2 polegadas e resolução Full HD. Ao redor dela, há bordas feitas em metal, o que dão mais proteção ao gadget contra acidentes do dia a dia, como deixá-lo cair no chão ou batê-lo. São três edições do novo Moto X: uma com corpo feito em bambu, outra em couro e um terceiro em resina. A ergonomia do aparelho continua ótima, devido à sua traseira curvada. Mal dá para sentir que a tela ficou maior. Há sensores localizados na parte frontal superior e interior do produto que servem para detectar movimentos da sua mão. Ao passá-la sobre o gadget, a tela de notificações é exibida, não é preciso tocar no smartphone.
  • 3. Configuração

    3 /8(INFO)

  • A configuração do Moto X é potente e bate de frente até mesmo com produtos vendido no Brasil por mais de 2 mil reais, como é o caso do Galaxy S5. O processador do aparelho da Motorola é um quad core Qualcomm Snapdragon 801 de 2,5 GHz, há 32GB de armazenamento interno, 2GB de memória RAM, GPU Adreno 330, 4G, Bluetooh 4.0 e NFC. Em testes rápidos realizados pela redação, foi perceptível uma maior agilidade na realização de tarefas cotidianas, como abrir aplicativos pesados, em comparação com a edição anterior. O gerenciamento do multitarefa parece estar melhor, o que evita eventuais problemas ao esquecer vários apps abertos.
  • 4. Ok, Google Now

    4 /8(INFO)

    A frase do comando “Ok, Google Now” não é mais obrigatória para ativar o assistente pessoal do Android. A Motorola oferece, no aplicativo chamado Moto, uma opção que permite configurar a frase de comando. Pode ser qualquer coisa, como “Alô, Moto X” ou “Oi, celular”. Há também inovações na realização de tarefas. É possível pesquisar músicas no YouTube ou enviar mensagens no WhatsApp apenas com comandos de voz.
  • 5. Recursos e Sistema

    5 /8(INFO)

    O sistema Android 4.4.4 KitKat continua sendo, essencialmente, puro. Ou seja, a interface do sistema é a mesma que foi concebida pelo Google, nada de grandes modificações da fabricante — o que é tradicionalmente feito por empresas asiáticas, como Huawei, LG, Samsung e Sony. As alterações no sistema, de forma geral, são benéficas ao usuário. Esse é o caso da tela de notificações, que é ativada quando uma nova mensagem, e-mail ou alerta de rede social é recebido. Uma tela preta aparece mostrando o ícone do app e é possível ler a novidade pressionando-o. Há os aplicativos tradicionais da Motorola, como o Moto Assist, que automatiza tarefas como colocar o celular no modo silencioso ao chegar ao local de trabalho, o Moto Alerta, que cria alertas de localização que são enviados para um determinado número em um determinado intervalo de tempo; e o Migração Motorola, que importa dados e contatos da agenda de um smartphone Android antigo.
  • 6. Câmera

    6 /8(INFO)

    A câmera do Moto X ganhou mais resolução e agora tem 13MP com flash LED e autofoco. Ainda há a ativação da câmera com um giro rápido do aparelho, sob o mesmo eixo, que foi apresentado na edição anterior do smartphone.
  • 7. Câmera

    7 /8(INFO)

    Uma novidade é um recurso chamado de Melhor Foto, que está sempre ativo. São registradas diversas fotos 1 segundo antes e um depois do clique da fotografia. Dessa forma, é possível capturar uma boa imagem de um cachorro inquieto, por exemplo. O recurso já estava presente em outros aparelhos, como no Sony Xperia Z2. A câmera frontal de 2MP ganhou um atalho interessante para autorretratos. Você pode pedir ao Google Now que ele tire uma selfie e, automaticamente, o app de câmera é iniciado, um timer de três segundos é iniciado e, em seguida, a foto é tirada.
  • 8. Considerações finais

    8 /8(INFO)

    O novo Moto X ganhou um upgrade interessante em termos de hardware e software. Se sua edição anterior já era uma ótima opção de compra, esta é excelente. O gadget oferece potência o suficiente para dar conta de atividades do dia a dia. Ele pode não ter diversos conteúdos de mídia de aplicativos gratuitos, mas cumpre bem o que promete ser: um bom smartphone.
  • Acompanhe tudo sobre:América LatinaAndroidDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOMotorolaSmartphones

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame