Philips vai desmembrar unidade de semicondutores
Medida é preparação para venda ou abertura de capital da área responsável por 17% do faturamento do grupo holandês
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.
O grupo holandês Philips prepara-se para vender sua unidade de semicondutores. A companhia anunciou nesta quinta-feira (15/12) que está tomando as providências para criar uma estrutura legal independente, que facilite tanto a transferência de controle quanto a abertura de capital. A unidade gera receitas anuais de 5,8 bilhões de dólares, 17% do faturamento total do grupo.
"Há várias possibilidades de fusão e aquisição que vamos explorar", diz Frans van Houten, presidente executivo da divisão. Segundo o diário britânico Financial Times, os investidores, que compartilham das preocupações da Philips com o futuro do negócio de chips, reagiram bem à estratégia.
Na avaliação de van Houten, o negócio de semicondutores vai passar por um período de consolidação nos próximos cinco anos. "Para o sucesso de longo prazo, escala é determinante", diz.
A Philips havia anunciado em setembro uma reestruturação da unidade, com o objetivo de eliminar 250 milhões de euros em custos. A baixa rentabilidade também é um problema. A margem operacional da unidade caiu de 10% em meados de 2003 para 2% atualmente. Os lucros operacionais caíram de 179 milhões de euros no terceiro trimestre de 2004 para 90 milhões em mesmo período deste ano.