EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
Intel e Microsoft anunciam hoje seu apoio à tecnologia para a nova geração de DVDs desenvolvida pela Toshiba (HD-DVD, apoiada por NEC e Sanyo, entre outras). O gesto coloca este formato em vantagem na disputa com a Sony e sua tecnologia Blu-ray (apoiada por Samsung e Matsushita). A próxima leva de DVDs será capaz de armazenar filmes de alta definição, por exemplo.
Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, Microsoft e Intel, as duas companhias mais influentes da indústria, esperam que esperam que seu endosso leve as empresas de computadores, eletrônicos de consumo e de entretenimento a aderirem a um único padrão de disco ótico.
Os argumentos utilizados pela dupla a favor do formato HD-DVD são que a tecnologia é mais barata, compatível com os padrões atuais de DVD e oferece maior qualidade.
A incapacidade de Sony e Toshiba de chegarem a consenso sobre um formato comum levou o mercado a temer uma guerra como a ocorrida entre os padrões de vídeo-cassete VHS e Betamax, há mais de 20 anos. Um mercado dividido confunde os consumidores, atrasa a adoção da tecnologia e impôe pesadas perdas aos fabricantes e desenvolvedores de conteúdo que apostam no formato perdedor.