Acompanhe:

A Mobile World Congress 2024 (MWC 2024) foi inaugurada em Barcelona, Espanha, nesta segunda-feira, e teve como um dos destaques a tecnologia 5G-A (5.5G), com a China Mobile e a Huawei já apresentando seus cronogramas comerciais para essa tecnologia.

Li Qiang, gerente do departamento de planejamento da China Mobile, afirmou que 2024 é o ano de comercialização da 5G-A, e a China Mobile começará a construir o modelo de negócios da 5G-A a partir deste ano, aprimorar a infraestrutura da 5G-A, promover cenários de aplicação da 5G-A, fortalecer o ecossistema da 5G-A e buscar alcançar a comercialização total da 5G-A até o final de 2026.

Li Peng, vice-presidente sênior da Huawei e presidente de vendas e serviços de ICT, também afirmou durante a conferência que 2024 é o ano de comercialização da 5G-A, e que, combinado com o desenvolvimento de tecnologias de nuvem e IA, há um grande potencial de crescimento comercial para os operadores.

A 5G-A, também conhecida como 5.5G, é uma versão avançada da 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade de download e upload em 10 vezes, aumentar significativamente a densidade de conexão/número de conexões, melhorar ainda mais a latência e a confiabilidade, e explorar a integração de sensação e inteligência interna, entre outros aspectos. A transição das tecnologias de comunicação móvel do 5G para o 6G ainda levará algum tempo, e durante esse período de transição, a 5G-A é altamente esperada.

É relatado que mais de 300 empresas chinesas participarão do MWC 2024, incluindo a Huawei, a ZTE, a China Information Science and Technology Corporation, a MediaTek e outras empresas que exibirão produtos relacionados à 5G-A.

Uma geração de tecnologia de comunicação está associada a uma geração de infraestrutura e aplicativos terminais. A 5.5G é uma tecnologia de comunicação planejada para o período de 2025 a 2030, e ela aprimora e expande os cenários de aplicação da 5G. Com o contínuo desenvolvimento de novos cenários de aplicação, como chamadas telefônicas 5G, 3D sem óculos e interconexão industrial remota, a cadeia de produção de estações base, antenas, filtros, amplificadores de potência e outros elos-chave está prevista para encontrar novas oportunidades.

Um relatório de pesquisa recente da China International Capital Corporation (CICC) indica que 2024 será o ano de congelamento do primeiro padrão da 5G-A e de sua comercialização, e a cadeia de produção de radiofrequência tem potencial para se beneficiar da construção e implantação da 5G-A.

A AVIC Securities afirmou anteriormente que as estações base devem iniciar um ciclo de atualização iterativa – em comparação com as estações base 5G, o número de antenas em escala maciça das estações base 5.5G aumentará para mais de 192 canais, crescendo exponencialmente. Com a evolução das faixas de comunicação das estações base para a 5.5G, surgem novas demandas de desempenho e quantidade para a radiofrequência das estações base, e os elos como antenas, filtros, PCB e outros têm potencial para se beneficiar.

A China Merchants Securities está otimista em relação aos operadores, pois a transição do 5G para o 5.5G tem o potencial de impulsionar e estabilizar os investimentos dos operadores na construção de redes 5G. A instituição recomenda fortemente a ZTE e sugere prestar atenção na CICT Mobile Communication Technology, Shenglu Communication e Tongyu Communication.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
China tinha 340 unicórnios até o final de 2023, revela relatório da Hurun
seloNegócios

China tinha 340 unicórnios até o final de 2023, revela relatório da Hurun

Há 5 horas

AliExpress inicia campanha de subsídios de US$ 1,4 bilhão para impulsionar vendas internacionais
seloNegócios

AliExpress inicia campanha de subsídios de US$ 1,4 bilhão para impulsionar vendas internacionais

Há 5 horas

China salta para 3º lugar no mundo em Índice de Confiança de Investimento Direto Estrangeiro
Mundo

China salta para 3º lugar no mundo em Índice de Confiança de Investimento Direto Estrangeiro

Há 5 horas

Grandes gestoras do mercado da China planejam lançar ETFs de bitcoin
Future of Money

Grandes gestoras do mercado da China planejam lançar ETFs de bitcoin

Há 5 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais