México adota padrão;americano para TV digital
Decisão reforça expectativa de que o mesmo;padrão seja adotado em todo o hemisfério, criando um mercado de 830 milhões de pessoas
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.
A criação de um padrão único de TV digital para o continente americano ganhou força com a decisão do México de adotar o sistema ATSC. Defendido pelos americanos (seus idelizadores) e adotado pelo Canadá em 1997, o ATSC passa, agora, a ser o padrão de TV digital da América do Norte. "Estamos confiantes de que as vantagens técnicas e econômicas do sistema serão igualmente convincentes para os outros países latino-americanos", afirmou o presidente do Fórum ATSC, Robert Graves.
Unificar o padrão de TV digital do continente significa criar um mercado de 830 milhões de pessoas, atraindo mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo economia de escalas e menores preços na região, segundo Graves. Além da América do Norte, a Argentina adotou o ATSC em 1998, mas ainda não iniciou suas transmissões comerciais. Uma comissão de radiodifusores recomendou o mesmo padrão ao governo do Chile. No Brasil, o assunto ainda está em debate. Alguns especialistas afirmam que o mercado brasileiro poderá movimentar cerca de 100 bilhões de dólares no segmento de TV digital em dez anos.
Os estudos mexicanos começaram em outubro de 2003, a partir de pedido do presidente Vicente Fox à sua Secretaria de Comunicação e Transporte. Uma comissão composta por membros do governo e da indústria entregou, em março deste ano, um estudo recomendando a adoção do padrão ATSC. Na última semana, o sistema foi legalmente adotado pelo país.
A decisão mexicana alinhou-se a uma resolução aprovada em outubro do ano passado pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na resolução, a Citel recomendou que os países-membros da OEA acelerem a implantação de sistemas de radiodifusão digitais, usando, para tanto, um padrão comum.
Segundo os defensores do padrão ATSC, o sistema permite a transmissão de imagens mais nítidas que seus concorrentes, além de múltiplos serviços de informação e melhor qualidade de som. Nos Estados Unidos, há cerca de 800 opções de televisores de alta definição (HDTV) sendo comercializados no mercado, todos com o padrão ATSC. O Fórum ATSC é uma organização afiliada ao Advanced Television Systems Committee, cujo objetivo é apresentar as vantagens do ATSC a fabricantes de televisores e governos.