Tecnologia

Mercado de TV paga cresce 11% em 2013

Esse é o menor índice de crescimento registrado desde 2005, quando o mercado se expandiu 9%


	Casal assiste televisão: em uma década, o mercado de TV por assinatura cresceu mais de 330%
 (Getty Images)

Casal assiste televisão: em uma década, o mercado de TV por assinatura cresceu mais de 330% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 14h57.

São Paulo - A boa notícia dos mais recentes dados de assinantes de TV por assinatura divulgados pela Anatel é que o Brasil fechou 2013 com mais de 18 milhões de assinantes de TV paga.

Mais precisamente 18,02 milhões. A notícia nem tão boa foi que o crescimento anual foi de 11,3%, o que é um percentual importante, mas é o menor índice de crescimento registrado desde 2005, quando o mercado se expandiu 9%.

Em uma década, contudo, o mercado de TV por assinatura cresceu mais de 330%. Ao final de 2004 eram apenas 4,2 milhões de assinantes, como base de comparação.

O movimento de desaceleração da taxa de crescimento do mercado é constante há algum tempo, com um declínio mensal permanente no comparativo anual, que ainda não mostra uma tendência muito clara de estabilização.

O que é constante na análise é que existe uma concentração do crescimento em apenas cinco operadoras: Net, Claro TV, Sky, GVT e Telefônica/Vivo.

A Oi Está perdendo base há alguns meses e em dezembro despencou 62 mil usuários, segundo os dados da agência, e agora tem 829 mil assinantes.

A Sky vem acelerando novamente o ritmo e foi a operadora que mais cresceu em números absolutos em dezembro, adicionando 54 mil clientes a sua base e chegou a 5,37 milhões, voltando a ter um número de clientes acima do que tinha em abril, quando cortou mais de 200 mil usuários que estavam inadimplentes mas permaneciam conectados.

A Net cresceu 34 mil clientes em dezembro e fechou o ano com 6,06 milhões de assinantes. A Claro TV cresceu 33 mil clientes e tem 3,6 milhões de assinantes. A GVT manteve o ritmo de 30 mil novas adições líquidas e alcançou 677 mil clientes, enquanto a Vivo TV cresceu 8 mil clientes líquidos e chegou a 594 mil assinantes.

No balanço anual, a operadora que mais ganhou clientes em números absolutos foi a Net Serviços, que conquistou 687 mil clientes e cresceu, com isso, 12,7% no ano. A Claro TV cresceu 480 mil clientes no ano, ou cerca de 15,3%.

A Sky, mesmo com uma sensível perda de base no primeiro semestre, cresceu 332 mil assinantes, acumulando um crescimento anual de 6,6%.

A Oi, apesar do desempenho fraco no final de 2013, ainda teve um saldo líquido de 80 mil clientes em 2013 e um crescimento de pouco mais de 10%.

A GVT teve o maior crescimento proporcional (59%) e conseguiu adicionar 226 mil clientes em sua base. E a Vivo TV, que só voltou a crescer no final do ano, teve uma perda anual de 8 mil clientes. O restante do mercado cresceu menos de 2 mil clientes.

Acompanhe tudo sobre:AnatelCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoTeletimeTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame