São Paulo - Circula na internet uma petição que solicita ao Google que não tire o Orkut do ar. Na forma de um abaixo-assinado, o pedido surgiu menos de 24h depois da empresa ter divulgado sua intenção de desativar a rede social .
Até as 10h de hoje, mais de 50 mil pessoas já haviam assinado o documento criado pelo usuário Peter Shelton no site Avaaz.org. A meta é que o abaixo-assinado alcance 75 mil assinaturas - o que não deve demorar a acontecer.
"Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades", afirma o texto da petição.
Comunidades
Uma olhada rápida na petição online revela que o fim das comunidades é mesmo a principal preocupação dos internautas. Segundo eles, elas continuariam ativas - sendo inclusive atualizadas diariamente por diversos usuários.
"O layout permite a visualização rápida e precisa dos tópicos que compõe o fórum", defende o texto do abaixo-assinado.
Caso o pedido dos internautas não seja atendido, o fim definitivo do Orkut deve acontecer no próximo dia 30 de setembro. Daqui para frente, o Google pretende focar em outras comunidades sociais - como o Google+ . Desde ontem, já não é possível criar novos perfis no site.
- 1. Eu Odeio Acordar Cedo
1 /8(Rudolf Kotulán / Dreamstime)
Criada dezembro em 2004, a comunidade para "todos que acham que o dia só começa após o meio-dia" tinha 3,5 milhões de membros sete anos atrás. Hoje, só cerca de 85 mil usuários do Orkut são identificados como participantes.
- 2. Só mais 5 minutinhos
2 /8(Getty Images)
Dedicada àqueles que gostam de dormir mais um pouquinho, esta comunidade reuniu 1,6 milhão de participantes em três anos de existência. Sete anos depois, o número de membros do grupo estacionou em 2,5 milhões.
- 3. Eu abro a geladeira para pensar
3 /8(Getty Images)
O estranho nome deste grupo não impediu que ele chegasse a reunir mais de 1 milhão de usuários do Orkut num longínquo 2007. Hoje, são 1,4 milhão de membros na comunidade - que foi criada em 2005. O mecanismo de enquetes foi desativado pelo proprietário.
- 4. Eu amo fim de semana
4 /8(Flickr/Tiago Vidal Dutra)
É difícil não se contagiar com o agradável nome do grupo - que, em 2007, tinha três anos de existência e reunia 2,6 milhões de participantes. Hoje, são 3,1 milhões de membros que ainda interagem por ali - muito embora o registro mais recente de atividade seja do começo do mês de junho.
- 5. Eu quero um amor pra vida toda
5 /8(Reuters/Vasily Fedosenko)
Esta romântica comunidade reunia 1,3 milhão de corações apaixonados sete anos atrás. Com 100 mil usuários a menos, a esperança deu lugar à melancolia no grupo - que teve o mecanismo de criação de enquetes desativado por seu proprietário.
- 6. Sou legal, não tô te dando mole
6 /8(Divulgação)
A comunidade "para homens e mulheres que não desejam que seu carinho educação e gentileza sejam confundidos com uma cantada" tinha 1,4 milhão de integrantes em 2007. É um belo número para um grupo com apenas dois anos de existência, não? Sete anos depois, o número de participantes caiu para apenas pouco mais de 41 mil usuários.
- 7. Orkut ao vivo
7 /8(Divulgação)
Criada em 2011 pelos responsáveis do Orkut para dar uma sobrevida ao site, esta comunidade reuniu cerca de 6 milhões de membros antes de completar um ano de existência. Três anos depois, o crescimento promissor deu lugar a um retrato da estagnação na rede social: o grupo só ganhou 1,1 milhão de membros de lá para cá.
- 8. Este é Mark Zuckerberg, criador do Facebook
8 /8(Getty Images)