Legendas de séries piratas podem ser usadas para controlar seu PC
Baixar legendas da internet pode ser perigoso para o seu computador
Lucas Agrela
Publicado em 24 de maio de 2017 às 14h36.
Última atualização em 24 de maio de 2017 às 16h30.
São Paulo -- Você costuma ver séries baixadas da internet? Se a resposta for sim e você também baixar legendas para ver esses vídeos, seu computador pode estar em risco para ataques de hackers mal intencionados.
De acordo com a empresa de segurança digital Check Point, o reprodutor de vídeos VLC, bem como o Popcorn Time, o Kodi e o strem.io têm uma falha de segurança que permite que seu computador seja controlado remotamente. Isso pode culminar a instalação de malware ou mesmo um ransonware, que sequestra os dados do seu PC e pede pagamento em dinheiro para liberá-lo.
Essa técnica também pode servir para transformar o seu computador em um dos "soldados virtuais" usados por grupos de hackers que promovem ataques de negação de serviço (múltiplos acessos simultâneos que tiram sites do ar e podem causar prejuízos milionários a empresas).
A Check Point indica que a falha afeta cerca de 200 milhões de computadores de usuários que veem séries baixadas ou transmitidas da internet. Netflix não aparece na lista de serviços problemáticos indicados pela empresa de segurança (ufa).
Para entrar na lista de legendas mais indicadas para o download e promover o ataque, os hackers mal intencionados publicam uma versão falsa da legenda em repositórios online e manipulam o ranking para que elas apareçam no topo.
O programa VLC já teve mais de 170 milhões de downloads, enquanto o Kodi tem mais de 40 milhões de usuários por mês. A Check Point estima que o Popcorn Time também esteja na casa dos milhões de usuários.
O problema que dá margem a esse tipo de ataque hacker é que não há uma padronização no formato de legendas usado na internet. Programas que baixam legendas diretamente de sites podem ajudar a evitar o download de arquivos maliciosos.
VLC, PopcornTime, Kodi e strem.io já tem correções para essa vulnerabilidade de segurança em seus respectivos sites. O Kodi ainda está em fase de implementação dessa correção.
Veja como é a invasão de um hacker ao computador de uma vítima por meio do download e execução de legendas no vídeo abaixo, divulgado pela Checkpoint.