Tecnologia

Jay Z vai brigar com Spotify com seu streaming de músicas

Jay Z deve competir com força contra o Spotify com seu serviço de streaming de músicas Tidal. Artistas estão usando suas contas em redes sociais para apoiar

Jay Z: Rapper deve fazer anúncio relacionado ao seu serviço de streaming hoje (Theo Wargo/Getty Images for Global Citizen Festival)

Jay Z: Rapper deve fazer anúncio relacionado ao seu serviço de streaming hoje (Theo Wargo/Getty Images for Global Citizen Festival)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 30 de março de 2015 às 14h18.

São Paulo – O rapper americano Jay Z deve fazer um anúncio importante sobre seu serviço de streaming de músicas hoje, o Tidal. Desde ontem, as redes sociais foram tomadas por artistas apoiando o rapper e seu novo negócio.

Nomes como Kanye West, Beyoncé, Madonna, Coldplay, Jack White e Daft Punk trocaram a imagem de suas contas nas redes sociais por um quadrado azul, em referência ao serviço. Eles também publicaram mensagens com #TIDALforALL (Tidal para todos).

No início deste ano, Jay Z comprou a Aspiro, uma empresa sueca (coincidentemente, mesmo país da concorrente Spotify). A Aspiro tem dois serviços de música, o WiMP e o Tidal. O preço da compra foi de 56 milhões de dólares.

O Tidal, que já está disponível em 35 países (o Brasil não é um deles) permite que assinantes ouçam músicas em seus computadores e smartphones.

Polêmica

Uma grande diferença entre ele e o Spotify e outros serviços de streaming é que não existe uma opção grátis com anúncios.

O assunto foi motivo de discussão recentemente. A cantora Taylor Swift retirou suas músicas do Spotify e afirmou que oferecer o conteúdo de graça é degradante para os artistas.

Ela não chegou a mudar seu avatar nas redes sociais, mas afirmou que apoia a iniciativa de Jay Z – as músicas de Swift estão disponíveis no Tidal.

O site do Tidal afirma que eles são o primeiro serviço de streaming combinando “som de alta qualidade, vídeos musicais em alta definição e conteúdo editorial com curadoria de especialistas”.

Ainda de acordo com o site, são dois modelos de assinatura. O Tidal Premium oferece som com qualidade padrão, vídeos musicais em HD e conteúdo editorial. A assinatura é de 9,99 dólares por mês.

O segundo modelo é o Tidal HiFi, com som de alta qualidade, vídeos em alta definição e conteúdo editorial. O preço da assinatura é de 19,99 dólares por mês.

O Tidal vai entrar em um território com grande concorrência. Além do Spotify, o mercado é povoado por serviços como Rdio, Amazon, Pandora, entre outros.

Um aspecto interessante é que músicas com alta qualidade pesam bastante. Seria preciso uma bela conexão para fazer streaming desse tipo de conteúdo.

O anúncio será feito hoje às 18h (horário de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:ArteBeyoncéCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaIndústria eletroeletrônicaInternetJay-ZKanye WestMadonnaMúsicaRappersRedes sociaisSmartphonesSpotify

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma