Tecnologia

Investimento estrangeiro impulsiona empresas de TI na China

Mas, apesar da alta nos aportes de capital de risco, as práticas instáveis de governança corporativa, a inexperiência das equipes gerenciais e a interferência estatal preocupam os investidores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

O fluxo de capital de risco estrangeiro para empresas chinesas da área de tecnologia da informação cresceu 28% em 2004, para 1,3 bilhão de dólares. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10/3) pela International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial para operações junto à iniciativa privada. Os investimentos foram destinados a 253 negócios, incluindo novas pequenas empresas especializadas em alta tecnologia e telecomunicações. O número de contratos teve alta de 43%.

Segundo The Wall Street Journal, esse financiamento é importante porque a China não possui uma indústria de venture-capital (leia reportagem de EXAME sobre a situação no Brasil). As beneficiadas atuam em serviços móveis de dados, sites de viagens, portais de internet, design de circuitos integrados e fábricas de software.

A reportagem alerta para as práticas instáveis de governança corporativa, inexperiência das equipes gerenciais e a regulação governamental. Um exemplo dessa mão pesada do Estado foi dado há pouco tempo, por ações oficiais envolvendo oito órgãos públicos diferentes contra provedores de entretenimento e serviços de dados por celular. A reportagem do Wall Street também aponta para dúvidas na área de proteção intelectual (uma desconfiança que também atinge o Brasil).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok