Inteligência artificial da IBM já ajuda advogados brasileiros
A plataforma cognitiva Watson é usada em escritório e poderá até resumir processos
Modo escuro
(iLexx/Thinkstock)
Publicado em 12 de dezembro de 2017 às, 14h18.
Última atualização em 12 de dezembro de 2017 às, 15h57.
São Paulo – Um escritório de advocacia brasileiro vai usar a plataforma cognitiva Watson, da IBM, para agilizar o trabalho dos advogados.
Personalizada para a empresa, a assistente pessoal que usa a inteligência artificial do Watson no escritório Urbano Vitalino, do Recife (PE), é chamada Carol.
"Ela realizará atividades repetitivas. Lidamos com mais de 100 mil processos judiciais, publicações diárias e novos processos que precisam ser analisados e colocados em um sistema próprio", afirma Urbano Vitalino Neto, sócio-diretor do escritório, em entrevista ao Site EXAME.
Ou seja, o trabalho da Carol consistirá em automatizar o preenchimento de dados de processos judiciais no sistema interno da firma.
De acordo com Vitalino Neto, a taxa de preenchimento correto dos dados de um processo no sistema da companhia é de 75% quando o trabalho é feito por humanos e de 95% com o uso da tecnologia do IBM Watson.
Urbano Vitalino: diretor-executivo Christiano Sobral usa sistema com IBM Watson (Eudes-Santana)
A partir de meados de 2018, uma segunda etapa do uso da assistente Carol entrará em curso. Além de extrair itens básicos dos documentos, como nomes das partes e dados pessoais, a Carol fará um resumo das peças processuais. Para isso, ela identificará e destacará os pedidos que constam no processo, mesmo que ele estejam em algum ponto do texto que passaria despercebido aos olhos de um ser humano.
"Poderemos entender de antemão a complexidade do processo. Ela ajuda a determinar se a ação é corriqueira ou estratégica para o escritório", declarou Christiano Sobral, diretor-executivo da empresa.
O investimento do escritório para a implementação da Carol não foi informado, mas a empresa ressalta que o seu investimento anual em tecnologia foi de cerca de 2 milhões nos últimos cinco anos.
"Não estamos olhando diretamente para o resultado, mas esperamos um aumento de produtividade de 30% no médio prazo", disse Vitalino Neto.
O escritório Urbano Vitalino tem 80 anos de existência, 500 funcionários, sendo 200 advogados, e unidades no Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Salvador e Angola.
Últimas Notícias
Claude 3 ultrapassa o GPT-4 em ranking feito por pesquisadores de IA
Há 14 horas
Amazon investe US$ 4 bi na Anthropic, maior investimento em venture capital de sua história
Há 18 horas
Criptomoedas de IA anunciam fusão para criar "aliança descentralizada" no mercado
Há um dia
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.