Intel fará servidores com Itanium 2
SÃO PAULO - A Intel anunciou hoje que irá fabricar servidores completos utilizando seus processadores Itanium 2 (também conhecido como McKinley). A linha de servidores vai receber o nome de Tiger, e será vendida no segundo semestre a fabricantes de computadores, que poderão incorporá-los a seus produtos. Mesmo que os rendimentos da Intel venham da […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.
SÃO PAULO - A Intel anunciou hoje que irá fabricar servidores completos utilizando seus processadores Itanium 2 (também conhecido como McKinley). A linha de servidores vai receber o nome de Tiger, e será vendida no segundo semestre a fabricantes de computadores, que poderão incorporá-los a seus produtos.
Mesmo que os rendimentos da Intel venham da liderança na venda de chips, a empresa tem investido em produzir peças adicionais, como placas-mãe, chipsets e também em desenvolver design de microcomputadores. Os servidores da HP e da IBM, por exemplo, que são vendidos à indústria de telecomunicações, foram antes desenvolvidos pela Intel.
A decisão de fazer servidores com a linha Itanium 2 é uma espécie de reação da Intel ao fracasso de vendas do primeiro Itanium. Mesmo que a empresa seja a líder no mercado de chips, o Itanium não foi incorporado pelos fabricantes de computadores na época de seu lançamento. A crise no mercado pontocom também atingiu o processador, no ano passado. Com o Itanium 2, a Intel promete mudar o quadro: além de ter o dobro da velocidade, fabricantes como IBM, HP e Nec já estão produzindo servidores que suportem Itanium 2.