Exame Logo

Indústria de comunicação wireless se une para aumentar velocidade

Estudo a ser concluído em 2006 vai elaborar novos padrões que acomodem links mais rápidos. Produtos baseados nas novas especificações podem chegar ao mercado em 2009

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.

Operadoras e fabricantes de equipamentos de comunicação wireless vão investir em tecnologia para incrementar a velocidade das redes. De acordo com o americano The Wall Street Journal desta quarta-feira (5/1), entre as empresas que chegaram a um acordo estão Cingular Wireless (a maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos), Vodafone, Qualcomm, Lucent Technologies e Motorola.

As redes de telefonia celular de terceira geração (3G) já transmitem dados em velocidades muito superiores às fornecidas pelas conexões discadas de internet (leia reportagem de EXAME sobre os negócios viabilizados pela tecnologia). Os serviços 3G estão se espalhando pela Ásia, Europa e mais recentemente nos Estados Unidos.

Veja também

As duas tecnologias predominantes de 3G são a UMTS e a EV-DO, ambos padrões baseados na tecnologia CDMA, desenvolvida pelaQualcomm. Segundo The Wall Street Journal, a Verizon Wireless planeja que seu serviço EV-DO cubra metade da população americana até o final deste ano. A Cingular vai estender seus serviços 3g baseados na tecnologia UMTS às cem maiores cidades dos Estados Unidos até dezembro de 2006.

Mas em encontro realizado mês passado na Grécia 26 empresas do setor decidiram apoiar a realização de um estudo, a ser entregue em meados de 2006, de novos padrões que acomodem links de 100 megabits por segundo e empreguem menos espaço no espectro de onda de rádio. As especificações técnicas decorrentes do estudo seriam concluídas em meados de 2007. Novos produtos baseados nas especificações, caso os prazos sejam cumpridos, podem chegar ao mercado em 2009.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame