Índia bloqueia acesso a sites e blogs
Maior democracia do mundo, país segue os passos de seus vizinhos chineses e censuram acesso à internet
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
A Índia acaba de macular sua fama de maior democracia do mundo. O país anunciou que censurará o acesso a diversos sites e blogs, em um movimento semelhante à de sua vizinha autoritária - a China. O porta-voz do Departamento de Telecomunicações da Índia, Rajesh Malhorta, recusou-se, nesta quarta-feira (19/7), a informar o teor da ordem enviada nesta semana aos provedores de acesso à internet, alegando trata-se de um assunto "confidencial".
De acordo com o americano The Wall Street Journal, várias operadoras de telecomunicações confirmaram que o governo indiano ordenou o bloqueio de pelo menos 15 sites. Cerca de um terço dessas páginas eletrônicas são blogs populares no país. Algumas páginas exibem imagens sagradas do Islã, hindus conservadores, e párias - a mais baixa casta do país, pejorativamente chamada de "intocável". A ordem também abrange partes de grandes sites, como o Blogger e o GeoCities.
Até a proibição anunciada hoje, o governo indiano não obstruía o acesso dos cidadãos à rede mundial de computadores. Também não havia restrições à manifestação pública de idéias. Mas os atentados à bomba em Mumbai, que mataram 185 pessoas na semana passada, aumentaram a pressão sobre as autoridades para que controlem a troca de informações eletrônicas. Segundo The Wall Street Journal, ainda não está claro se a censura aos sites tem ligação com os atos terroristas.
Alguns bloggers defendem-se, afirmando que não há nada de perigoso ou pejorativo em suas páginas pessoais que justifique a restrição. Rajneesh Rallan, um fabricante de lubrificantes de Mumbai, afirma que sua página no site blogger.com está bloqueada, bem como as de seus familiares. Em seu endereço eletrônico, Rallan aborda os benefícios dos lubrificantes sintéticos e apresenta sua lista de filmes e diretores europeus favoritos.