Tecnologia

IBM e Microsoft tentam dar mais segurança a informações na internet

Empresas desenvolvem softwares que impediriam o roubo de dados pessoais pela web

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

Priorizar nos meus resultados Google

Um grupo de especialistas liderado pela International Business Machines Corp. (IBM) está trabalhando no desenvolvimento de um software que permitirá o controle de informações pessoais na internet. O projeto, batizado de Higgins, tem como objetivo combater o roubo de identidade e simplificar o modo como os usuários acessam serviços pela web.

A idéia da IBM não é pioneira; há algumas semanas a Microsoft Corp. divulgou um produto similar chamado Infocard. Ambos partem da premissa de que o usuário designaria informações específicas, como endereço ou número de cartão de crédito, que poderiam ser vistas por determinados sites.

Os softwares livrariam o usuário de ter de lembrar senhas longas para comprar, acessar a conta no banco ou ler os e-mails. Já para as empresas os produtos representariam uma barreira a mais contra o roubo de informações pessoais.

Enquanto o Infocard funcionará apenas nos computadores que trabalhem com o Windows, o Higgins poderá ser operado em Windows, Linux e outros sistemas. Ambos, no entanto, compartilham um problema: convencer as empresas a confiar nos dados guardados pelos programas e os internautas de que os sistemas são realmente úteis.

A IBM diz ter planos para lançar o software comercial baseado no Higgins no próximo ano. Já o Infocard é esperado para setembro de 2006.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Apple lança M6, seu primeiro chip em 2 nanômetros, no novo Mac mini

A comida é bonita, mas a foto ficou feia? Conheça 5 recursos que podem ajudar com o clique

Apple deve atualizar produto que ficou 'abandonado' por dois anos

Kindle e Alexa ficam até 50% mais caros no Brasil com a crise da memória RAM