Exame Logo

Governo quer que TV digital seja 80% brasileira

O Ministério do Desenvolvimento quer nacionalizar 80% dos equipamentos usados no futuro sistema de TV digital brasileiro. Para isso, preparou quatro propostas - colocadas em consulta pública ontem (23/09) - para definir quais os Processos Produtivos Básicos (PPBs) para produção dos equipamentos. Sugestões sobre as propostas poderão de enviadas ao ministério durante os próximos 15 […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.

O Ministério do Desenvolvimento quer nacionalizar 80% dos equipamentos usados no futuro sistema de TV digital brasileiro. Para isso, preparou quatro propostas - colocadas em consulta pública ontem (23/09) - para definir quais os Processos Produtivos Básicos (PPBs) para produção dos equipamentos. Sugestões sobre as propostas poderão de enviadas ao ministério durante os próximos 15 dias.

Benjamin Sicsú, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Benjamim Sicsú, afirmou que o objetivo dos PPBs é incentivar a produção nacional de circuitos integrados, de equipamentos para recepção de sinais, subsistemas sintonizador/demodulador e equipamentos para recepção de sinais.

Veja também

O que o governo brasileiro pretende é incentivar a produção desses equipamentos na Zona Franca de Manaus, com a redução zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, o Brasil passaria a importar menos serviços, o que diminuiria o déficit da balança comercial de produtos eletroeletrônicos. O déficit de agosto foi de 3,5 bilhões de dólares. Também passaria a pagar menos royalties pelos chips comprados pela indústria brasileira.

No sistema de TV digital, a televisão fica mais parecida com um computador e os consumidores poderão comprar ou trocar monitores separadamente. Atualmente, uma televisão de 21 polegadas agrega 70% de valor nacional, enquanto uma tela de 29 polegadas agrega apenas 40%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame